Regulamento e aval da CBF: Fortaleza vai acionar juridicamente a Conmebol por vitória no Chile
Conforme punição prevista no Código Disciplinar da Conmebol, o Tricolor teria direito à vitória por 3 a 0 na partida contra o Colo-Colo-CHI
Diante dos conflitos que resultaram no cancelamento da partida entre Colo-Colo e Fortaleza na noite dessa quinta-feira, 10, o Tricolor do Pici acionará juridicamente a Conmebol, visando ao reconhecimento da vitória no Chile. Com o aval da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o clube prepara um dossiê baseado no descumprimento de artigos do Código de Disciplina e Regulamento de Segurança da entidade.
Conforme apuração do Esportes O POVO, o Fortaleza apresentará uma série de fundamentos jurídicos que podem resultar na conquista dos três pontos da partida. Baseado nos documentos que regem as competições sul-americanas, o clube busca o cumprimento, à risca, das sanções previstas no código de conduta disciplinar da Conmebol.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Segundo o artigo 24 do Código da entidade, quando uma equipe é punida por negligência ou responsabilidade no resultado de um jogo, entende-se que o adversário deverá ser declarado como vencedor da partida por 3 a 0.
No confronto contra a equipe chilena, antes da paralisação ocorrida pela invasão do campo, o Fortaleza empatava em 0 a 0. Por volta dos 20 minutos do segundo tempo, com a interrupção da partida, o plantel tricolor deixou o gramado e, após determinação da Conmebol, o evento foi cancelado.
+ CONFIRA mais notícias do Fortaleza;
O que diz a CBF
Na manhã desta sexta-feira, 11, a CBF acolheu a decisão de interesse do Fortaleza pela vitória no confronto e enviou à Conmebol uma denúncia com o pedido de declaração do time cearense como vencedor da partida.
No ofício, a entidade brasileira considera a aplicação do artigo 25 do Regulamento de Segurança da Conmebol, que trata da conduta de torcedores em casos de desordem, violência e invasão de campo, e do artigo 5 do Manual de Clubes 2025, que prevê os princípios gerais de segurança das competições organizadas na América do Sul.
De acordo com a CBF, a entidade brasileira manteve contato com a delegação do Fortaleza durante o conflito e assegurou todo o e necessário ao clube desde então.
Em nota, a Confederação ainda lamentou a morte dos dois torcedores do Colo-Colo nos arredores do estádio Monumental David Arellano antes da partida. Segundo as primeiras informações da imprensa chilena, ambos teriam sido atropelados pela polícia durante a dispersão de uma multidão que tentava invadir a praça esportiva. A situação teria então motivado os torcedores do Cacique a iniciarem o movimento nas arquibancadas.
O que diz a Conmebol
Após a dissolução da confusão dentro do estádio e o encerramento do evento, a Conmebol divulgou um comunicado informando as diligências que serão tomadas a partir do caso. Na publicação, a entidade confirmou o cancelamento da partida devido à falta de segurança para os clubes.
Ainda segundo a instituição, “o caso será encaminhado aos órgãos judiciais da Conmebol para futuras determinações e todas as informações sobre os fatos ocorridos dentro e fora do estádio serão enviadas à Comissão Disciplinar da Confederação Sul-Americana de Futebol”.