Resultado do Enem 2020: após mais de 15 horas de problemas no site, Inep diz que sistema normalizou 2d6sb
O resultado do Enem 2020 estava previsto para sair nesta segunda, 29, após as 18 horas. No entanto, o site do Inep apresentou instabilidade e estudantes não puderam ver suas notas. Matéria atualizada às 14h30min desta terça, 30
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) estava marcado para sair nessa segunda-feira, 29 de março (29/03), após as 18 horas (horário de Brasília). No entanto, o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentou instabilidade na Página do Participante e os estudantes não puderam ver suas notas. Somente às 9h30min desta terça, 30, após mais reclamações, o órgão afirmou que o sistema finalmente havia sido normalizado.
Você já pode consultar sua nota aqui, na Página do Participante.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As provas do Enem 2020 foram aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro para a versão manual, e 31 de janeiro e 7 de fevereiro na versão digital. O exame foi adiado em virtude das consequências da pandemia do novo coronavírus.
Em um cenário de pandemia, o Inep retificou o edital do Enem 2020 e inseriu o uso obrigatório da máscara (proteção individual). Além disso, o Inep aumentou o número de salas de aplicação para evitar aglomerações e manter o distanciamento social.
- Sisu: entenda como funciona a seleção das universidades públicas
- Conheça os programas que utilizam as notas do Enem
O Instituto também permitiu que candidatos com doenças infecciosas - incluindo a Covid-19, realizassem a prova em outro dia mediante apresentação de atestado médico. Ainda assim, a taxa de abstenção, número de pessoas que falta à prova, foi o maior já registrado tanto na edição manual quanto na digital, e também na reaplicação.
Como são calculadas as notas do Enem">Elas são calculadas por meio de uma metodologia chamada Teoria de Resposta ao Item (TRI). Conforme o Inep, é utilizado o comportamento do candidato na prova. 475147
A nota é definida levando em conta, além das questões acertadas, a dificuldade da questão que se erra e que se acerta, para avaliar a consistência das respostas do aplicante.
Como é calculada a nota da redação do Enem? 644p71
Uma das provas principais e que causa mais dúvida nos alunos é a de redação. Nela, a nota varia de zero a mil (1000). A redação é corrigida por dois corretores. Um não saberá a nota que o outro atribuiu ao texto. A nota atribuída será a soma dos pontos dados pelo corretor para as cinco competências da redação do Enem. Cada competência tem o valor de 200 pontos.
Se houver discrepância entre as notas, o resultado final será a média aritmética das notas totais dos dois corretores. Em caso de divergência acentuada entre as notas dadas por cada corretor, a redação será corrigida por uma terceira pessoa.
As áreas avaliadas são Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Códigos, Matemática e redação.
Como posso usar a nota do Enem 2020? 4w2w29
O Enem é usado principalmente como via de o às universidades públicas, através do Sistema de Seleção Unificado (Sisu). Este ano, o sistema permitirá concorrer às vagas a partir de 6 de abril, na primeira edição - a listagem com as instituições e cursos participantes, além da quantidade de matrículas disponíveis, foi liberado em 5 de março.
Outra possibilidade é o ingresso em universidades particulares através de ações como o Programa Universidade Para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O primeiro concede bolsas de até 100% em instituições privadas, enquanto o segundo oferece um financiamento do curso, que após a formatura deve ser pago parcelado pelo estudante. Excepcionalmente em 2021, haverá três chamadas para estes programas.
Muitas universidades particulares também aceitam a nota do Enem em substituição ao vestibular. Nestes caso, no entanto, não há bolsa ou financiamento, e a nota é usada somente para ingresso na instituição, com o curso devendo ser pago normalmente.
Por fim, há universidades de fora do Brasil que também aceitam o Enem como forma de ingresso. Somente em Portugal, são mais de 50 instituições.