Chuvas no Ceará: Cemaden emite alerta de inundação e deslizamentos no Estado 6f2n5s
As chuvas no Estado devem permanecer nos próximos dias e Defesa Civil orienta que população evite áreas alagadas
Um aviso emitido pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), órgão do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), alertou para o risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra moderado no estado do Ceará, neste domingo, 2.
Chove em mais de 120 municípios cearenses e máximas chegam a 147 mm; CONFIRA
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A previsão dos riscos hidrológicos e geológicos moderados são para toda a faixa litorânea do Estado. Além do Ceará, o cenário poderá se repetir nos estados do Maranhão e Piauí.
Em meio aos riscos naturais, a Defesa Civil do Estado do Ceará comunicou a necessidade de cuidado por parte da população. É necessário evitar atravessar enxurradas e áreas alagadas.
Chuvas no Ceará: focos de alagamento e inundações 31ig
Conforme o Cemaden, o Ceará pode enfrentar riscos hidrológicos, como inundações localizadas nos córregos canalizados em áreas urbanas e alagamentos temporários em regiões de menor altitude.
Na faixa litorânea, a dificuldade de escoamento poderá ocorrer em pelo menos um município da região pela previsão de pancadas de chuva ao longo do dia, com possibilidade de acumulados significativos, além de marés altas.
Confira previsão no mapa a seguir:
Chuvas no Ceará: risco geológico no Estado 436h39
A projeção do Cemaden aponta para um risco geológico elevado em regiões intermediárias de Sobral e Fortaleza. A explicação dada pelo Cemaden é o acúmulo de chuva registrado nos últimos três dias. Esse cenário aumenta a chance de movimentação de massa nessas áreas.
Além disso, o risco de novas precipitações no domingo, 2, eleva a probabilidade de deslizamentos de terra induzidos, com necessidade de cuidado nas encostas urbanizadas.
Espera-se que ao menos um município das Regiões Geográficas Intermediárias indicadas seja afetado por esses deslizamentos.
Veja as previsões:
Chuvas no Ceará: previsão e orientações 231s1a
De acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a região noroeste do Estado poderá enfrentar chuvas intensas durante a tarde e a noite de domingo. Até agora, 144 cidades tiveram um período carnavalesco marcado pelas chuvas, com máximas expressivas em Maranguape (147 mm) e Ararendá (120 mm).
A previsão da Funceme é de chuvas em todas as Macrorregiões do Ceará nos próximos dois dias. Com isso, a Defesa Civil do Estado do Ceará orienta: evitar transitar ou sair de casa por ruas alagadas ou inundadas; ficar atento a rachaduras ou possíveis deslizamentos e buscar ajuda em caso de identificação desses cenários.
Serviço 36v4a
Defesa Civil - 193
Ouvidoria do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará - (85) 3101-4600
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente