Além da fé, dia de São José simboliza o culto às raízes e à identidade cearense

Além da fé, dia de São José simboliza o culto às raízes e à identidade cearense 546v20

Dia de São José, padroeiro do Ceará, é comemorado nesta quarta-feira, 19 de março. Confira a programação no Estado

Para os nordestinos, o dia 19 de março é muito mais do que um simples feriado. A data, conhecida por celebrar o Dia de São José, simboliza ainda as tradições e esperança de um povo. “Se chover no dia de São José, não há cearense ou nordestino que não se alegre”, afirma o agricultor, poeta e profeta da chuva José Erasmo Barreira, 77 anos.

Natural do sertão de Quixadá, município localizado a 169,61 km de Fortaleza, o profeta explica que a data celebra a esperança de uma colheita farta, mesmo em épocas de escassez.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Leia mais | Feriado em 19 de março: quais cidades do Brasil celebram São José?

A relação entre o santo e o campo foi fortalecida ao longo dos anos, como detalha o padre Rafhael Silva Maciel, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, e mestre das Celebrações Litúrgicas da Arquidiocese de Fortaleza.

“São José está presente na devoção do povo cearense desde que aqui chegaram os primeiros missionários jesuítas, prova disso é que ele recebeu o título de São José de Ribamar. Na questão cultural, a devoção, mesmo que não explícita, aparece seja no nome José que muitos cearenses receberam, seja na tradição de se apegar a São José como último bastião quando as chuvas são fracas”, conta.

A data em devoção a São José foi aprovada pela Igreja Católica ainda em 1480, pelo papa Sisto IV. Em 1621, o pontífice Gregório XV definiu a celebração como obrigatória no calendário litúrgico da Igreja. Em 1870, São José foi declarado padroeiro universal da Igreja Católica, pelo então papa Pio IX.

Na tradição católica, São José é reconhecido como o pai de Jesus Cristo, companheiro da Virgem Maria e protetor de toda a Igreja. De acordo com padre Rafhael, “ele está presente desde o início da presença da Igreja no Ceará, quando chegaram aqui os primeiros missionários”.

No Estado, o título que se destaca ao santo é o de Padroeiro do Ceará, sendo ainda reconhecido como intercessor dos trabalhadores, dos imigrantes e das famílias, assim como padroeiro da justiça social e da boa morte.

“São José é o Patrono da Igreja Católica, e tê-lo como Padroeiro do Ceará é também um privilégio, já que o temos como guardião e protetor na terra do Filho de Deus (...) Acredito que o cearense, nordestino, vê em São José um testemunho de fé, principalmente em meio às provações”, destaca o pároco.

Profetas da chuva: a tradição por trás da sabedoria popular 7031m

José Erasmo carrega em seu nome a fé que atravessa pelo menos quatro gerações. A tradição de “ler a natureza”, como descreve o agricultor, surgiu antes mesmo da habilidade de decifrar palavras.

Com uma bagagem repleta de experiências e embalada pelos acordes de São João do Carneirinho, interpretada por Luiz Gonzaga, José relembra que, desde a infância, acompanhava o pai nas tradicionais reuniões de agricultores e fazendeiros. Na noite de Natal, o grupo se reunia para discutir os sinais da natureza, buscando prever o inverno que estava por vir.

A conexão do sertanejo com a data e a esperança por uma boa quadra chuvosa pode ser explicada por um outro fenômeno: o equinócio de outono. No Hemisfério Sul, o fenômeno costuma acontecer nos dias 20 e 21 de março. Nesse período, as regiões Norte e Nordeste do País costumam registrar altas temperaturas e índices pluviométricos mais elevados.

Para o historiador Francisco José Pinheiro, as raízes históricas da devoção a São José no Estado também podem também estar interligadas às chuvas.

“O equinócio cai exatamente dia 19 de março, e o dia 19 de março é dia de São José. Então, as pessoas aram a relacionar o bom ou o mau inverno com São José e não com o equinócio. Quando não chove, aí a coisa complica. E aí você vai ter, por exemplo, dezenas de experiências que o sertanejo fazia para verificar isto (...) A fé, em particular a religião católica, foi um fator de resistência em momentos críticos da história do Ceará, especialmente durante esses períodos de seca e de conflitos políticos aqui na região”, detalha.

Contudo, nem sempre a chuva no dia de São José é sinônimo de bom inverno. Por isso, José Erasmo, assim como o pai, também batizado em homenagem ao santo, ou a observar a natureza para prever a qualidade do inverno.

Seu estudo começa logo após a quadra chuvosa anterior, analisando árvores como Cumaru, Pau-d’Arco, Aroeira, Juazeiro e Feijão-brabo.

“Problema é florar e segurar. Se ele florar e não segurar, para nós que pesquisamos a natureza, já sabemos que é um sinal ruim para o futuro inverno; mas, se florar e segurar, é bom”, detalha.

Além das árvores, as abelhas são indicadores importantes, de acordo com o agricultor. Em agosto, José observa se os enxames estão cheios de mel. Em dezembro, verifica novamente: se ainda estiverem cheios, é um sinal da seca que estar por vir, pois as abelhas guardam alimento para períodos difíceis. Caso contrário, indica um inverno promissor.

Outro sinal vem das formigas cortadeiras. Durante o verão, segundo o agricultor, elas acumulam bagaço em seus formigueiros. Se, no final do ano, retiram grandes quantidades, significa que estão preparando espaço para novas reservas, indicando um período chuvoso. "Nos últimos anos, elas têm esvaziado bastante, e realmente tivemos boas chuvas", comenta.

Apesar da fé e das pesquisas, seu José confessa que não está isento de cometer erros. “A minha tese é uma só. Se deu, deu. Se não deu, eu assumo. Eu digo, rapaz, a natureza não me enganou, fui eu quem não pesquisei direito, não li direito o livro da natureza, né">

Lula visita Ceará dia 19, dia de São José, para inaugurar hospital da Uece 321u3r

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags 4j645y

Igreja Católica Espiritualidade

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar