Três cidades no Ceará deverão receber profissionais do Programa Mais Médicos
Ao todo, 407 médicos serão distribuídos em 22 estados brasileiros. O Ceará receberá cinco desses profissionais
O Ministério da Saúde informou na segunda-feira, 28, a previsão da chegada de cinco novos médicos no Ceará pelo Programa Mais Médicos. Estado terá três municípios contemplados: Canindé, com 3 profissionais, Piquet Carneiro e Pires Ferreira, com um profissional cada.
Os selecionados fazem parte de um grupo de 407 médicos formados no exterior que concluíram, no dia 11 de abril, o Módulo de Acolhimento e Avaliação (MAAv). A distribuição dos profissionais inclui 180 municípios e 15 Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEIs).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Hoje, 12 anos após a criação do programa, é possível ver como ele contribuiu para a redução da mortalidade infantil e para a melhoria do o à saúde, que é justamente o papel da atenção primária”, destaca o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço.
Os profissionais aram por um treinamento específico para atuação em situações de urgência, emergência e no enfrentamento de doenças comuns nas regiões de atuação, como a malária.
Programa Mais médicos: Ceará recebeu 432 novos profissionais em 2024 | LEIA MAIS
Programa Mais Médicos: meta é alcançar 28 mil profissionais até final do ano
De acordo com informe do Ministério, cerca de 24,9 mil profissionais do Programa Mais Médicos atuam em 4,2 mil municípios, com 1,7 mil deles apresentando altos níveis de vulnerabilidade social.
A meta atual do programa, que já atingiu o maior número de médicos em atividade nos DSEIs em dezembro de 2024, é chegar a 28 mil profissionais até o final de 2025.
Mais Professores: MEC quer criar programa similar ao Mais Médicos, diz Camilo | ENTENDA
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente