67,1% de quilombolas no Ceará residem em áreas rurais

67,1% de quilombolas no Ceará residem em áreas rurais

Outros 32,8% estão em situação urbana no Estado; o registro da população quilombola considerou dados do Censo Demográfico 2022

Dos 4.609 quilombolas vivendo em Territórios Quilombolas no Estado do Ceará, o Censo Demográfico 2022 aponta que 67,1% residem em áreas rurais, equivalente a 3.094 pessoas. Os dados foram compartilhados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Os quilombolas em situação rural também são maioria no cenário nacional, com 61,71%. Já no cenário urbano, o percentual chega a 38,29% no Brasil, enquanto o Ceará apresenta 32,8%.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O Censo 2022 ainda estabelece o Nordeste como a região que possui a menor porcentagem da população quilombola em situação urbana: 34,99%. Em seguida, está a região Norte, com 36,60%.

Ainda no cenário urbano, o maior percentual fica no Centro-Oeste, apresentando 68,04% dos quilombolas na região. 

O IBGE define como quilombola a pessoa residente em localidades quilombolas que se declarou quilombola. Órgão considera localidades quilombolas "aquelas que compõem o conjunto dos Territórios Quilombolas oficialmente delimitados, dos agrupamentos quilombolas e das demais áreas de conhecida ou potencial ocupação quilombola."

Do quilombo à universidade: o impacto decisivo das políticas públicas | VEJA REPORTAGEM

Quilombolas: dados da população no Brasil

Em relação ao abastecimento e canalização de água, as informações do IBGE indicam que o o em condições de maior precariedade é quase quatro vezes maior entre os quilombolas (9,21% em situação urbana). No caso da população residente em área urbana no País, o percentual é de 2,72%.

Ao considerar apenas os quilombolas que residem fora de territórios em situação urbana, a precariedade de o à água é 3,4 vezes superior (9,12%) em comparação ao da população urbana.

O Censo Demográfico 2022 foi o primeiro registrado a incluir dados da população quilombola no Brasil, estabelecendo a presença de 1,3 milhão da comunidade em território nacional.

80% dos quilombolas do Ceará vivem fora dos territórios delimitados | ENTENDA

Quilombolas: Ceará possui 58 comunidades com certificação da autodefinição 

Entre as 2.921 certidões de autodefinição quilombola emitidas pela Fundação Cultural Palmares (F) em referência à 31 de julho de 2022, o cadastro informa que 58 estão localizadas no Ceará. Os dados são referentes a 3.583 comunidades dispersas por 24 estados.

O informe nacional acrescenta que 10 comunidades aguardam visita técnica, com 75 esperando complementações documentais no processo, 35 em análise e oito aguardando publicação.

O Maranhão é o estado brasileiro que apresenta mais comunidades quilombolas com certificação da autodefinição pela F: 859 no total. Na sequência, encontra-se a Bahia (841), Minas Gerais (453) e o Pará (266).  

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

direitos humanos

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar