Gripe Aviária: Ceará tem intensificado ações de combate à Influenza Aviária
A Agência informa que o risco de transmissão da Influenza Aviária para seres humanos é baixo. Carne de frango ou ovos não podem transmitir
A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Ceará (Adagri) intensificou ações de vigilância em granjas comerciais e de criação por subsistência, após caso de vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) ser registrado no País.
A Agência realizou 22 atendimentos com coletas de amostras pelo Ceará.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Brasil pode retomar exportações de carne de frango em 28 dias
O protocolo do órgão pede a realização de fiscalizações com amostras de sangue e swab da traqueia e da cloaca das aves. Granjas comerciais não foram notificadas pelos investigadores. Sinais de infecções pelo vírus da influenza Aviária e pela Doença de Newcastles eram investigadas pelos agentes.
Materiais coletados, junto com dados de necropsias de animais, foram encaminhados para o laboratório do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Todos os materiais genéticos coletados deram resultado negativo.
A Adagri aguarda resultado laboratorial realizando em criação de fundo de quintal, no município de Salitre, a 572,70 km de Fortaleza.
Adagri alerta para cuidados necessários
Medidas rigorosas de biossegurança são necessários para evitar entrada de doenças nas granjas, os responsáveis precisam de atenção redobrada. A Agência recomenda evitar compra de aves em feiras livres, e requirir sempre registros da Adagri em negociações de animais.
Cuidados no transporte também são essenciais para a segurança, o órgão aconselha acompanhamento no transporte de animais por meio da Guia de Trânsito Animal (GTA).
Carne e ovos de frango não transmitem a Influenza Aviária
A Agência informa que o risco de transmissão da Influenza Aviária para seres humanos é baixo, alertando apenas pessoas que tenham contato diretor e intenso com aves doentes.
Lembrando que a Influenza Aviária não pode ser transmitido através do consumo de carne de frango ou ovos.