Edital para construção do Hospital Regional do Centro-Sul será lançado dia 26
A titular da Sesa afirmou que a unidade de saúde terá 240 leitos e deverá atender pelo menos 500 mil cearenses. Investimento é de R$ 355,6 milhões
O edital que definirá a empresa responsável por construir o Hospital Regional do Centro-Sul (HRCS), no município de Iguatu, será publicado no próximo dia 26 de maio. O investimento no equipamento é de R$ 355,6 milhões.
O processo licitatório, na modalidade Concorrência Eletrônica Integrada, terá as propostas abertas no dia 22 de agosto. A informação foi divulgada na quinta-feira ada, 15, pelo Governo do Estado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA TAMBÉM | Trecho da BR-22 em Forquilha será interditado para retirada de veículo acidentado
Hospital regional terá cerca de 240 leitos
De acordo com as informações divulgadas pelo governo, o hospital terá um perfil para atendimentos de média e alta complexidade, alcançando, principalmente, os 17 municípios que estão no Centro-Sul / Vale do Salgado.
A construção da unidade faz parte da política de regionalização da assistência da Saúde do Ceará. O objetivo é garantir que os pacientes sejam atendidos mais perto de casa, evitando longos deslocamentos.
A unidade, que fará parte da rede da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), está prevista para ter 240 leitos. A unidade de saúde deverá realizar serviços em diferentes especialidades, incluindo Obstetrícia, Cardiovascular, Traumatologia e Oncologia.
O governador do Estado, Elmano de Freitas, destacou que o momento é “muito feliz”.
“A empresa escolhida será conhecida no dia 22 de agosto deste ano, para que já em seguida possamos começar a obra e iniciar a construir esse sonho para todo o povo do Ceará, em especial para a região Centro-Sul”, afirmou em nota enviada à imprensa.
Após a definição da empresa ganhadora, a Superintendência de Obras Públicas (SOP) irá acompanhar a elaboração dos projetos executivos e fiscalizar a execução da obra.
A unidade será construída em uma área de 54 mil m², ao lado do prédio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), na Avenida do Contorno de Iguatu. A localização visa facilitar também o o da população dos municípios vizinhos.
A titular da Sesa, Tânia Mara, informou que o equipamento deverá atender pelo menos 500 mil cearenses.
“Teremos atendimento de obstetrícia de alto risco, UTI adulto, UTI pediátrica, teremos atendimento na clínica médica, clínica cirúrgica, traumato-ortopedia, tratamento de câncer. Portanto, sanando os grandes vazios assistenciais da região e evitando com isso que a população se desloque para outros locais para realizar seus tratamentos”, informou em nota enviada à imprensa.
Estado prevê ampliação na rede de unidades de alta complexidade
Quatro hospitais regionais estão operando, além do Hospital Universitário do Ceará, que foi inaugurado há dois meses.
O governo pretende ampliar a rede de unidades de alta complexidade com mais três hospitais regionais. São as unidades de Crateús, Baturité e Iguatu.
Enquanto as obras do Hospital Regional do Sertão dos Crateús já estão em andamento, a concorrência eletrônica para contratação integrada para construção do Hospital Regional do Maciço de Baturité terá as propostas abertas no dia 24 de junho.