1º de abril, Dia da Mentira, não é feriado; entenda origem da data 4y3tz
Tradições de 1º de abril são comuns em vários países, incluindo o Brasil. Entenda como surgiu o Dia da Mentira
O dia 1º de abril é considerado Dia da Mentira, marcado por pegadinhas e, obviamente, mentiras ditas durante o período para pregar peças em alguém. A data é considerada apenas uma data comemorativa que está na memória da sociedade, portanto, não é feriado.
A data também é lembrada em países do exterior. Saiba qual é a origem do Dia da Mentira.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Dia da Mentira: qual é a origem da data? 1n1u33
Existem várias suposições do motivo para comemorar o Dia da Mentira em 1º de abril. A mais aceita é a que se refere a uma mudança no calendário universal. Até a Idade Média, utilizava-se o Calendário Juliano para dividir os dias e os meses.
Mas no Concílio de Trento, no século XVI, foi instituído o Calendário Gregoriano - em homenagem ao papa Gregório XII - que utilizamos até hoje. Com essa mudança, a data da Páscoa ficou próxima ao dia do equinócio de primavera no Hemisfério Norte.
Isto mudou a forma como a população cristã contava seus dias. O Dia da Mentira, em 1º de abril, surgiu como uma forma de protestar contra as novas mudanças.
Dia da Mentira já teve “fake news” no Brasil 4w2g11
No Brasil, o Dia da Mentira começou a ser comemorado em 1828, com uma pegadinha que envolve um jornal brasileiro.
O jornal mineiro, que se chamava justamente “A Mentira”, trouxe em sua primeira edição a “notícia” da morte de Dom Pedro I, no dia 1º de abril. O monarca, no entanto, faleceu em 1834, em Portugal.
Por que a imprensa deixou de fazer piadas de 1º de abril?
Dia da Mentira: quais as tradições do dia 1º de abril? 1d6j68
Comumente, a ideia central da data é “fazer alguém de bobo” contando algo que não é verdade, utilizando mensagens ou até mesmo falando pessoalmente, e depois dizer que a pessoa “caiu na mentira”.
As pegadinhas são feitas por crianças e adultos, para tornar este dia mais divertido. Nas redes sociais, é costume postar coisas que são simbólicas e verossímeis para alguns grupo e depois revelar a pegadinha.
Exemplos de pegadinhas no 1º de abril 6hj26
Algumas empresas - inclusive jornalísticas - também aproveitam a data para preparar pegadinhas para os consumidores.
Em 1957, a emissora britânica BBC exibiu uma reportagem sobre a colheita de espaguete na Suíça, levando muitos a acreditar que o espaguete crescia em árvores. Um jornal francês já publicou que a Torre Eiffel seria desmontada e reconstruída em um novo local, provocando alvoroço público.
Também aproveitando a data, o Google anunciou uma nova funcionalidade chamada “Nariz do Google”, que permitiria aos usuários cheirar os odores dos lugares que eles pesquisam online.
Leia mais 2i7272
Como é o Dia da Mentira em outros países? 2d4y6s
No mundo anglo-saxônico, o Dia da Mentira é conhecido como April Fool’s Day. O nome vem da palavra “fool”, que significa bobo em inglês.
Em regiões como o Reino Unido e os Estados Unidos, o dia é recheado de brincadeiras e trotes.
Uma das tradições é gritar “April fool!” para uma pessoa com quem se quer brincar. Então, essa pessoa tem que fazer alguém cair um uma pegadinha também.
Se até o meio-dia uma pessoa se esquecer de fazer isso, ela é o “april fool”, ou seja, o “bobo” do dia.
Na França, a pessoa enganada é chamada de poisson d'avril (“peixe de abril”), em referência a um peixe jovem e, portanto, fácil de ser capturado.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente