Conclave: O que é? Quanto tempo dura? Quais as regras? Saiba tudo

Conclave: O que é? Quanto tempo dura? Quais as regras? Saiba tudo

Processo é estabelecido desde o século XI e chamado dessa forma desde o séc. XIII; entenda como funciona a eleição de um novo líder da Igreja Católica

Um evento que comove toda a Igreja Católica é o conclave, que acontece após a renúncia ou a morte de um papa. Cardeais de todo o mundo se reúnem no Vaticano para uma votação secreta que elege o novo líder do catolicismo. Você sabe como funciona?

A eleição para um novo pontífice está estabelecida na Igreja Católica desde o século XI, mas foi a partir do século XIII que ficou conhecida como conclave.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Com o falecimento do Papa Francisco nessa segunda-feira, 21, aos 88 anos, o conclave tem entre 15 e 20 dias para ser iniciado. Entenda a seguir as peculiaridades da escolha.

Conclave: como funciona?

A votação para um novo papa é feita por um grupo de 120 cardeais eleitores de todo o mundo. O grupo se reúne na Capela Sistina, no Vaticano, e fica sem interferências externas durante todo o período de escolha.

Enquanto a Igreja está sem o sumo pontífice, o comando é transferido para o camerlengo, presidente do Colégio dos Cardeais. Ele é responsável por cuidar da Santa Sé, istrar os bens da Igreja Católica e organizar o evento de eleição, se necessário.

A partir do momento de morte ou renúncia do papado, o conclave tem entre 15 e 20 dias para ser iniciado, obrigatoriamente.

Conclave: SAIBA quais bispos brasileiros podem votar para a escolha de um papa

Conclave: quais as regras?

Para ser eleito, o cardeal deve ter dois terços dos votos. Ou seja, no mínimo 80 eleitores devem escolher aquele candidato.

Para votar no pleito, o cardeal deve ter sido nomeado pelo papa e ter menos de 80 anos no dia da votação.

Para votar, os cardeais recebem uma cédula em que devem escrever o nome de quem eles querem que seja o novo papa. É vedado o voto em si mesmo.

Logo no primeiro dia, é feita uma votação. Em caso de não haver um nome com 80 votos, o processo se repete no dia seguinte.

O anúncio sobre se a eleição foi confirmada ou não é dado através da chaminé, que pode soltar uma fumaça preta, em caso de continuidade do processo, ou branca, caso seja o fim.

A partir do segundo dia, são realizadas duas votações pela manhã e duas pela tarde, totalizando quatro reuniões diárias. Essa dinâmica pode se repetir por três dias sem um consenso, até que os cardeais reservem um dia para oração e meditação quanto à escolha.

Esse ciclo pode se repetir por até sete vezes. Em caso de não haver um nome que tenha recebido os 80 votos, os dois candidatos mais votados vão a uma disputa final, a fim de que um deles obtenha dois terços dos sufrágios.

Conclave: o que acontece depois?

Após o fim da votação, um cardeal diácono é designado para informar o resultado e trazer informações sobre o novo líder da Igreja Católica, também anunciando o nome pelo qual será conhecido.

É nesse momento que o novo papa toma posição usando as vestimentas reservadas ao pontífice e saúda os fieis na varanda da Capela Sistina.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar