Acqualog leva inovação, tecnologia e saúde à água de zonas rurais do Ceará
A startup monitora, de forma remota e automatizada, a qualidade da água em estações de tratamento de acordo com as normas da Anvisa, sendo uma das selecionadas para o Programa Ceará Mais Digital
Uma dificuldade comum para pequenas e médias estações de tratamento de água é garantir a conformidade com os padrões de qualidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Devido à falta de tecnologia ível e processos manuais de monitoramento sujeitos a erros, áreas rurais demandam um acompanhamento eficiente da qualidade e quantidade de água potável nessas estações.
É nesse contexto que surge a Acqualog. Criada em 2021, a startup possibilita, a partir do uso de sensores, o acompanhamento automatizado e remoto de variáveis essenciais para a qualidade da água, como pH e cloro residual, nível, vazão e pressão. Os dados são, então, coletados e transmitidos para uma plataforma, permitindo o monitoramento e garantindo segurança e conformidade regulatória.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Diferentemente das análises manuais, oferecemos um sistema remoto e contínuo, reduzindo custos operacionais e trazendo respostas rápidas para ajustes nas variações na qualidade da água”, explica o engenheiro ambiental e CEO da Acqualog, Maxmüller Fernandes.
Atualmente, a startup desenvolve o hardware e o software da solução junto ao Laboratório de Engenharia de Sistemas de Computação (LESC) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e uma empresa parceira. Para o futuro, o objetivo da Acqualog é se aproximar de instituições públicas, expandir parcerias, validar novos sensores e buscar investimento para escalabilidade.
“A Acqualog melhora o monitoramento da qualidade da água em áreas rurais, garantindo segurança hídrica ao detectar pH e cloro residual de forma contínua e remota. Isso reduz riscos à saúde e facilita a gestão eficiente do tratamento de água”, destaca Maxmüller.
Programa de aceleração do projeto Ceará Mais Digital
A Acqualog é uma das startups selecionadas para o programa de aceleração do projeto Ceará Mais Digital. O programa é uma iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) com correalização da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP/CE) e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag/CE) e apoio da Casa Azul Ventures.
A iniciativa une inovação, capacitação e espírito empreendedor a partir da realização, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), do curso de extensão “Gestão e Governança Fiscal Interfederativa Eficaz” e a veiculação de lives e matérias sobre política fiscal, reforma tributária, transparência e controle de gastos públicos, entre outros temas.
O objetivo vai além de capacitar indivíduos, também fortalecendo as bases para um desenvolvimento sustentável e inclusivo no Ceará. As inscrições para a segunda turma do curso, que é gratuito, já estão abertas.
De acordo com Maxmüller, a busca pelo Programa deu-se para fortalecer a solução mercadológica, ampliar contatos e validar o modelo de negócio com apoio da iniciativa.
“Recomendo a participação no programa Ceará Mais Digital a outras startups. O projeto oferece e para o desenvolvimento de tecnologias, facilitando a conexão com potenciais parceiros, investidores e órgãos públicos, além de nos auxiliar com mentorias, conexões e estratégias do modelo de negócios, a fim de acelerar nossa entrada no mercado”, aponta.
Ao vivo
Quer conhecer de perto as soluções disruptivas que estão moldando o futuro da gestão pública? O Seminário “Transformação Digital e Governança Interfederativa” é a ocasião ideal.
As startups participantes do Programa de Aceleração Ceará Mais Digital vão realizar apresentações (pitches) durante o evento, programado para o próximo dia 2 de junho, a partir das 8h, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.
Confira as startups participantes:
4education
Acqualog
Atena Health
Georg.ia
Gestão Inteligente de Resíduos
IA.I Solutions
Sala do Empreendedor Online
SeeWay
Sued-Ficha Técnica
Além das startups, o Seminário vai reunir gestores públicos estaduais e municipais e os principais agentes do ecossistema de inovação do Ceará. O evento é gratuito e terá formato híbrido, sendo transmitido de forma simultânea, em sala fechada do Zoom, para as pessoas que não moram em Fortaleza.
Conheça a programação completa e inscreva-se gratuitamente no Seminário Transformação Digital clicando aqui.
Acqualog
E-mail: [email protected]
Instagram: @acqualogbr
