Apresentação circense anima pacientes em tratamento contra o câncer no Casa Vida em Fortaleza pq5s
Espetáculo promove o bem-estar aos pacientes, no mês em que se celebra o Dia Mundial de Combate ao Câncer
O Circo Celestia, em parceria com o Instituto do Câncer do Ceará (ICC), realizou uma série de apresentações artísticas para os pacientes em tratamento no projeto social Casa Vida. O espetáculo, na última semana, celebrado no mês em que se comemora o Dia Mundial do Combate ao Câncer, faz parte das ações para promover o bem-estar aos pacientes no tratamento, em um atendimento humanizado.
Diariamente, o projeto Casa Vida acolhe cerca de 250 pacientes por dia, a maioria do Interior do Estado do Ceará. O espaço oferece acolhimento, e emocional e atenção humanizada aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) que fazem o tratamento no Hospital Haroldo Juaçaba.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
A superintende do projeto, Débora Boni, ressalta a importância do equipamento para o tratamento humanizado da doença, especialmente para os pacientes que se deslocam do interior para a Capital.
De acordo com ela, muitos pacientes encaminhados à Casa Vida chegam ao local somente com a roupa do corpo. Lá, são acolhidos, atendidos e recebem toda a assistência necessária para dar continuidade ao tratamento, incluindo o direcionamento para diversos profissionais, roupas, alimentação e até hospedagem.
“A Casa Vida tem mais de 40 anos de atividade e é de suma importância para os pacientes e acompanhantes que são do Interior e não têm recursos para ficar em Fortaleza. Aqui, nós cuidamos do paciente de forma integral. Esse paciente chega e fica hospedado com a gente o período que ele precisar (...). Ele não é um albergue, somente. É uma casa de cuidados”, destaca.
De acordo com Débora Boni, a ideia do espetáculo foi sugerida pelo próprio Circo Celeste. A ideia é mostrar como o lazer e a ludicidade podem contribuir com a saúde mental dessas pessoas.
"Nós estamos muito honrados, porque traz uma vibe boa, traz energia, traz alegria para esses pacientes que estão aqui. Outro dia, nós também tivemos uma apresentação de músicos. Tudo isso modifica o dia da pessoa. A gente sabe que contagia”, destaca.
Circo Celeste na Casa Vida: pacientes e artistas se divertem em meio às apresentações 6m82y
Promovendo uma série de espetáculos beneficentes durante a turnê pela América Latina, o diretor do Circo Celeste, Bryan Stevanovich, explica que o objetivo da ação na Casa Vida é promover um dia de alegria para os pacientes que estão em tratamento, levando encantamento e distração.
Veja mais | Hemoce recebe Circo Celestia para incentivar a doação de sangue
“Muitos pacientes que estão aqui hoje, em tratamento, veem o circo pela televisão; no rádio e no jornal e ficam com vontade de ir até o circo. Muitos não têm condições, muitos estão fracos, debilitados; ficam com aquele gostinho de querer ver o circo e não podem”, conta.
Em visita à Casa Vida para uma consulta, a doméstica Marcela Santos, 43, confessa emocionada que a apresentação acalmou os ânimos, que estavam ansiosos no aguardo do resultado de seus exames para investigar um câncer de estômago.
“Um negócio desse aqui é muito emocionante para quem está para receber um resultado, para saber se é ou não [câncer], para esquecer o problema. É muito lindo e emocionante. Apesar de ser um hospital, dá uma impressão que a gente tá em outro lugar, de tão bom. Muito bom, parabéns, nota mil. Vai acalmando mais os nervos, é uma maravilha”, agradece.
Acompanhando a amiga Marcela Santos, a aposentada Francisca Núbia, 62, enaltece a ação. “Tudo maravilhoso. Principalmente por ser em benefício de fazer um acolhimento de pessoas que estão aqui em uma situação difícil. Eu tô acompanhando minha amiga com suspeita, a gente vai ver hoje, então foi maravilhoso essa festa. Só espero coisas boas, aqui é o lugar melhor do mundo”, elogia.