Carnaval 2025: violência antecipa fim precoce do Bloquinho Goxtoso em Fortaleza 41103q
Em nota, a Polícia Militar do Ceará (PMCE) informa que tomou conhecimento do caso e que abrirá investigação para apurar os fatos. Sindieventos também se manifestou
De acordo com o Bloquinho Goxtoso, o último dia do Carnaval 2025 foi marcado por violência e uso de spray de pimenta nessa segunda-feira, 3.
Segundo a organização da festa, o Calçadão do Estoril, em Fortaleza, foi palco da truculência vinda da Polícia Militar do Estado do Ceará (PMCE). Acrescentam que o encerramento da atração ocorreu uma hora antes do previsto e foi a primeira agressividade das nove edições deste ano.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Ao O POVO, o Órgão público comunicou que tomou conhecimento do caso e que abrirá investigação para apurar os fatos.
O comunicado do bloco veio em nota publicada em conjunto com a promotora Caixa de Evento nas redes sociais nesta terça-feira, 4. No informe, a PMCE foi citada como responsável, chegando a mencionar a ação coordenada por Cleberson do Nascimento, 1º tenente do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur).
“Respeitamos a instituição da Polícia Militar e reconhecemos sua importância para a segurança pública. No entanto, acreditamos que atitudes isoladas como essa não refletem a conduta da corporação como um todo e, lamentavelmente, distanciam a polícia da sociedade que deve proteger”, afirmam.
Bloquinho orienta que a Coordenadoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública do Estado do Ceará seja acionada, ao o que houver queixas pela abordagem. A opção de lazer da Capital durante a folia se colocou à disposição das autoridades para esclarecimentos.
A atração do Carnaval 2025 repudia ação da PM 425616
Conforme a publicação, a segurança e o bem-estar do público são prezados pela organização. “ O evento tem como objetivo principal proporcionar entretenimento e fomentar a economia local, gerando empregos e movimentando uma intensa cadeia produtiva do setor”, frisam.
Bloquinho Goxtoso diz lamentar profundamente o ocorrido e se solidarizar com os presentes. De acordo com a nota, eles enfatizam que contavam com uma equipe privada de segurança.
Veja a íntegra da nota do Sindieventos sobre a confusão no Bloquinho Goxtoso: 5n395b
NOTA DE REPÚDIO
O Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará – SINDIEVENTOS CEARÁ vem a público manifestar seu repúdio à ação da Polícia Militar do Estado do Ceará, por meio do BPTUR, durante o último dia do evento Bloquinho Goxtoso, realizado no dia 03/03/2025, no Calçadão do Estoril. O evento transcorria de forma pacífica e organizada quando, de maneira abrupta, a PM encerrou as atividades com o uso de spray de pimenta, mesmo enquanto uma artista ainda se apresentava no palco.
É fundamental ressaltar a importância dos eventos realizados por empresas sindicalizadas, que gerenciam suas atividades de forma profissional, contribuindo significativamente para a cadeia produtiva do setor de eventos, gerando emprego e renda para a população. Eventos como o Bloquinho Goxtoso são essenciais para o desenvolvimento econômico e cultural do nosso estado.
Reafirmamos nosso respeito à instituição da Polícia Militar e reconhecemos seu papel crucial na segurança pública. No entanto, atitudes isoladas e autoritárias, como as ocorridas, não podem ser toleradas, pois distanciam a corporação da sociedade que ela deve servir e proteger.
O SINDIEVENTOS CEARÁ se solidariza com os organizadores do evento e com o público presente, e reforça seu compromisso em promover eventos seguros e organizados, sempre em parceria com as autoridades competentes. Esperamos que medidas sejam tomadas para evitar que situações como essa se repitam, garantindo o respeito e a segurança de todos os envolvidos.
SINDIEVENTOS CEARÁ
Sindicato das Empresas Organizadoras de Eventos e Afins do Estado do Ceará