Defesa Civil de Fortaleza atende três ocorrências durante a madrugada 2c5e5w
Dois alagamentos e um risco de desabamento foram registrados entre a noite de segunda, 3, e a manhã desta terça-feira, 4
A Defesa Civil de Fortaleza registrou três ocorrências durante o plantão noturno, das 19h de segunda-feira, 3, às 7h desta terça-feira, 4.
Foram atendidos dois casos de alagamento nos bairros Bonsucesso e Jangurussu, além de um risco de desabamento na Aldeota. As equipes seguem monitorando a situação das áreas afetadas e prestando assistência à população.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Chuvas intensas e transbordamento do Canal do Genibaú 3n565y
A forte chuva da madrugada, que acumulou mais de 100 mm, somada à maré alta — que teve seu topo às 7h40 desta terça — e à sangria do rio Maranguapinho, que atingiu uma lâmina de 21 cm, contribuíram para o transbordamento do Canal do Genibaú.
A situação foi agravada porque muitas residências na região foram construídas em ruas abaixo do nível do rio, dificultando o escoamento da água.
Agora, será necessário aguardar a redução do nível da água para avaliar os danos nas moradias atingidas.
Mais de 90 municípios cearenses registram chuva; máxima chega a quase 142 mm; VEJA
Equipes atuam em diversas áreas da cidade 1o1263
A Defesa Civil de Fortaleza mobilizou cinco equipes para atuar em diferentes regiões da cidade, priorizando os atendimentos conforme a gravidade das demandas recebidas. O foco está na avaliação das comunidades que vivem próximas a recursos hídricos, como o Canal do Genibaú, para evitar novos transtornos e garantir a segurança dos moradores.
O órgão reforça a importância de a população ficar atenta a sinais de risco, como rachaduras em paredes, inclinação de árvores e postes, além do aumento do nível da água em ruas e córregos. Em caso de emergência, a recomendação é buscar abrigo seguro e acionar os agentes imediatamente.
Como acionar a Defesa Civil? 126s6u
A Defesa Civil de Fortaleza pode ser acionada pelo telefone 190, via Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops). O atendimento funciona 24 horas por dia, garantindo e imediato à população em situações de risco.
As autoridades pedem a colaboração dos moradores para minimizar os impactos das chuvas, evitando transitar por áreas alagadas e descartando lixo corretamente para não obstruir bueiros e canais de drenagem.
Ocorrências em fevereiro 2m443f
No primeiro mês da quadra chuvosa no Ceará, a Defesa Civil de Fortaleza atendeu a 316 ocorrências. Mais de um terço dos atendimentos (118) se deu entre 19 horas do dia 27 de fevereiro até as 7 horas do dia 28.
Entre as 19 horas do dia 28 de fevereiro e as 7 horas de 1º de março, a Defesa Civil de Fortaleza atendeu a 13 ocorrências.
Nesse período, de acordo com a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), a Capital registrou a 9ª maior chuva de sua série histórica.
Foram atendidos 115 alagamentos, distribuídos em bairros como Conjunto Palmeiras, aré, Jangurussu, Messejana e Itaoca. Também foram registrados dois desabamentos em Messejana e aré, além de um risco de desabamento no bairro Vila Pery.
Fortaleza: cratera se abre no bairro Ancuri após fortes chuvas; CONFIRA