Curso gratuito em Fortaleza ensina idosos a usarem internet com segurança e autonomia

Curso gratuito em Fortaleza ensina idosos a usarem internet com segurança e autonomia

Inscrições abertas para o curso gratuito "Dominando o uso da internet e suas ferramentas", voltado para pessoas idosas, de 2 a 13 de junho no Senac Centro

Estão abertas as inscrições para o curso “Dominando o uso da internet e suas ferramentas”, voltado exclusivamente para pessoas idosas (acima de 60 anos). A capacitação é uma realização da Secretaria dos Direitos Humanos do Ceará (Sedih), em parceria com o Senac Ceará. A formação será realizada entre os dias 2 e 13 de junho, no Senac Centro, em Fortaleza.

Com 25 vagas disponíveis, o curso tem como objetivo promover a inclusão digital da população idosa, ensinando habilidades básicas de navegação, segurança no uso da internet e incentivando o uso autônomo da tecnologia, contribuindo para a redução do isolamento social.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

LEIA TAMBÉM: Percentual de idosos que utilizam internet cresce, em quatro anos no Ceará

“A inclusão digital é fundamental para garantir que as pessoas idosas continuem participando ativamente da sociedade, especialmente no contexto atual em que a tecnologia está cada vez mais presente em nosso cotidiano”, pontua a secretária dos Direitos Humanos, Socorro França.

As inscrições podem ser feitas até o início do curso ou enquanto houver vagas disponíveis. Elas podem ser feitas presencialmente na sede da Secretaria, localizada na Rua Assunção, 1.100, no bairro José Bonifácio, ou via de forma online.

De acordo com a Sedih, o curso faz parte de uma série de capacitações tecnológicas planejadas para o primeiro semestre de 2025, que somam mais de 100 oportunidades até junho.

Serviço

Curso “Dominando o uso da internet e suas ferramentas”*

Data: 2 a 13 de junho
Horário: 13h às 17h
Local: Senac Centro (Av. Tristão Gonçalves, 1245 – Centro, Fortaleza/CE)
Inscrições: Presenciais na Sedih (R. Assunção, 1.100 – José Bonifácio) ou pelo link: bit.ly/cursodominandointernet.
Documentos necessários: RG, F e comprovante de endereço

Combate a crimes digitais contra idosos é tema da 4ª Jornada do Idoso do MPCE

Também com foco na educação digital, o Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizará, no dia 26 de maio, a 4ª Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência. Nesta edição, o evento abordará o tema “Educação, prevenção e combate a crimes digitais contra pessoas idosas”. A programação será presencial, das 8h30 às 12h30, no auditório da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), localizada no bairro Luciano

Aberto ao público, o encontro tem como objetivo conscientizar, informar e capacitar especialmente pessoas idosas e seus familiares sobre os riscos no ambiente digital, orientando como prevenir golpes e crimes cibernéticos.

LEIA TAMBÉM: Dificuldade em ar serviço digital torna idoso vulnerável a golpes

  • Programação

Tema 1: Dicas de Segurança Digital

Palestrante: Ricardo Timóteo (Professor, pedagogo e especialista em Gerontologia)

Debatedor: Alexandre de Oliveira Alcântara (Promotor de Justiça do MPCE)


Tema 2: Investigação dos crimes digitais contra pessoas idosas

Palestrante: Rena Gomes Moura (Delegada titular da Delegacia de Proteção à Pessoa Idosa e à Pessoa com Deficiência – DPIPD)

Debatedor: Alexandre de Oliveira Alcântara (Promotor de Justiça do MPCE)

Serviço

4ª Jornada do Idoso e da Pessoa com Deficiência – “Educação, prevenção e combate a crimes digitais contra pessoas idosas”

Data: 26 de maio de 2025

Horário: 08h30 às 12h30

Local: Auditório da ESMP (Rua Maria Alice Ferraz, 120 – Luciano Cavalcante, Fortaleza/CE)

Modalidade: Presencial

Inscrições: cursos.mpce.mp.br

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Direitos Humanos

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar