Estudantes fazem protesto para cobrar melhorias estruturais em escola de Fortaleza
Alunos da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José de Barcelos, no bairro Messejana, na Capital, cobram reformas. A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) afirma que realizou obras em 2024
"Não existe qualidade em prédio caindo" e "sem estrutura é abandono" foram algumas frases escritas em cartazes por estudantes da Escola Estadual de Educação Profissional (EEEP) José de Barcelos, no bairro Messejana, em Fortaleza.
Eles fizeram protesto cobrando melhorias na infraestrutura nessa quinta-feira, 22.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
LEIA MAIS | Homem apoia escada em fios, cai e derruba poste em Fortaleza; veja vídeo
As queixas dos alunos decorrem devido a problemas de goteiras, rachaduras, fiação elétrica exposta e alagamentos na quadra para esportes. Segundo um aluno ouvido pelo O POVO, que faz parte do Grêmio Estudantil, a questão é baseada na escola ser antiga e adaptada para ser uma instituição dentro do modelo profissional do Ceará.
Leia mais
"A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc) poderia trabalhar em cima disso, fazer uma reforma e uma estruturação melhor, mandar engenheiros para analisar e solucionar esse problema. É realmente isso que a gente fica chateado", pede.
De acordo com o estudante, uma turma deixou de assistir aula por medo do teto cair por conta de uma chuva que teria inchado o telhado.
"Essa demora é o maior problema e o maior vilão da educação de qualidade no Estado do Ceará", afirma.
O que diz a Secretaria de Educação sobre a manifestação dos estudantes
Em nota solicitada pelo O POVO, a Secretaria informa que adota as providências necessárias à manutenção em diversos espaços da escola, cujo núcleo gestor está em constante diálogo com estudantes, pais e responsáveis.
Com relação à estrutura, alegam que realizaram em 2024 a recuperação dos pilares de circulação, reformas do sistema de drenagem, piso de circulação, alambrado e tabela de basquete da quadra.
Conforme a pasta, a escola dispõe de salas de aula climatizadas e foi feita a aquisição de 10 novas máquinas para troca de aparelhos, tendo ocorrido nos dias 20 e 21 de maio deste ano. Assim, a instalação dos itens está prevista para iniciar na próxima semana.
Além disso, a escola recebeu cadeiras e mesas para salas de aula no primeiro semestre. Conforme a Seduc, envolvem um investimento de mais de R$ 271 mil.