Rússia designa comandante do cerco de Mariupol como chefe das forças terrestres

Rússia designa comandante do cerco de Mariupol como chefe das forças terrestres

Andrei Mordvichev, um dos comandantes do cerco devastador à cidade ucraniana de Mariupol, em 2022, foi nomeado nesta quinta-feira (21) como chefe das forças terrestres do Exército russo.

"O ministro da Defesa da Rússia, Andrei Belusov, apresentou às tropas o comandante das forças terrestres, general Andrei Mordvichev", anunciou o Ministério da Defesa no Telegram.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Mordvichev, 49 anos, é um militar de carreira que dirigiu o cerco à cidade portuária de Mariupol, no sul da Ucrânia, nas primeiras semanas da ofensiva russa, que começou no final de fevereiro de 2022. A operação deixou um balanço de mortos ainda desconhecido.

Segundo os serviços de segurança ucranianos, SBU, o general Mordvichev foi quem "deu a ordem de tomar Mariupol" e quem comandou o cerco à fábrica Azovstal, onde os últimos defensores ucranianos se entrincheiraram até a rendição.

Em março de 2022, a Ucrânia anunciou que matou Mordvichev em um bombardeio. Seu antecessor no cargo de comandante das forças terrestres russas, Oleg Saliukov, foi destituído na semana ada. Segundo a imprensa russa, ele atingiu a idade limite de 70 anos para ocupar o cargo.

bur/pt/jvb/zm/fp

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

conflito rússia ucrânia

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar