Danniel Oliveira rebate Agenor Neto e defende que Eunício seja candidato ao Senado
Danniel Oliveira afirma que objetivo é ver o MDB crescer, quem sabe conseguindo manter vaga na chapa ao governo e concorrer ao Senado
Para o deputado estadual Danniel Oliveira (MDB), o partido no Ceará deve seguir orientação do diretório nacional e lançar candidatura ao Senado, mesmo já tendo a vice-governadora Jade Romero (MDB), que pode concorrer à reeleição. Posição se contrapõe ao que pensa o também deputado estadual Agenor Neto (MDB), que defende priorizar a manutenção do MDB na chapa à reeleição do governador Elmano de Freitas (PT).
"Nós participamos já hoje da chapa majoritária. Nosso desejo é de continuar participando e existe um desenho, digamos assim, uma orientação, um sentimento do MDB nacional de lançar a candidaturas ao Senado em diversos estados e um deles é o estado do Ceará, até porque nós temos o nome do ex-presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira", explicou o parlamentar ao O POVO.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Danniel, que é sobrinho de Eunício, afirma que o objetivo fazer com que, em 2026, o MDB possa crescer, então cabe lutar pela manutenção dentro da chapa majoritária e buscar uma vaga no Senado.
"Nós temos uma vice-governadora, que é um grandiosíssimo quadro e que vamos ver como é que vão ficar as conjunturas, né? De repente a gente consegue a manter tanto a Jade, como a candidatura ao ao Senado. A ideia é, obviamente, fortalecer o partido", explicou.
Com o PSB em alta, com o maior número de prefeituras e já com uma vaga no Senado (Cid Gomes, que encerra mandato ano que vem), além de PSD e outros partidos da base de olho em uma das duas vagas que serão abertas naquela Casa Legislativa, não faltam interessados a concorrer no lugar de Jade pelo cargo de vice na chapa de Elmano, além de disputarem um lugar no Senado Federal.
LEIA TAMBÉM: Quem são os pré-candidatos ao Senado em 2026 no Ceará
Contraponto
A fala de Danniel contrapõe o colega de MDB, deputado estadual Agenor Neto, que disse considerar Jade na vice como foco do MDB, mesmo que o partido abra mão do Senado. Em entrevista ao site Opinião CE, ele afirmou defender que Jade não concorra à deputada federal, como chegou a ser cogitado.
"Sou defensor de que ela não vá para Brasília. Sei que seria uma grande parlamentar, mas que possa continuar aqui ajudando o estado do Ceará nesse momento de avanços. Não tenho dúvida de que é a pessoa certa no lugar certo”, afirmou o parlamentar", disse.
Perspectivas
Para Oliveira, são boas as perspectivas de que o MDB consigo crescer nas próximas eleições. "Bom, as expectativas são muito positivas para 2026. A gente tem se preparado, conversado com muita gente, com muitas lideranças, com deputados de mandato, deputados que assumiram o mandato para já fortalecer", afirmou.
O deputado fez uma projeção do que espera, em termos de cadeiras nas Casas Legislativas. "Hoje nós temos dois deputados federais e três estaduais e a expectativa, mesmo com a candidatura possível do Eunício ao Senado, de que a gente faça de dois a três deputados federais e a expectativa é muito boa de deputado estadual. A gente aumenta com certeza as nossas cadeiras na Assembleia Legislativa", previu.