Ciro participou por telefone da reunião de André Fernandes com vereadores da oposição
O ex-presidenciável conversou com os parlamentares e recebeu a sinalização de André que teria o apoio para ser candidato a governador do Ceará em 2026
Ciro Gomes (PDT) se fez presente na reunião de André Fernandes (PL) com os vereadores da oposição na Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) nesta segunda-feira, 19. O pedetista participou por ligação de áudio durante parte do encontro.
O ex-governador do Ceará foi elogiado pelo deputado federal bolsonarista como alguém "preparado" e "inteligente". Durante a conversa com os vereadores, Ciro ligou para André, que o colocou em viva-voz com os presentes. Estiveram nove vereadores que formam a oposição.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em conversa descontraída, eles discutiram sobre o ex-prefeito de Fortaleza participar do encontro da oposição na Câmara, que ocorrerá a cada 15 dias, e é claro, sobre alinhamento para as eleições de 2026.
Na ocasião, André Fernandes afirmou que Ciro teria a preferência dos vereadores para ser o candidato do bloco ao Governo do Ceará contra o PT, inclusive ele o apoiaria. No que o pedetista agradeceu um por um. Ele reforçou ainda não ter batido o martelo sobre concorrer ou não, mas destacou que está pensando na decisão, caso tenha mais viabilidade.
Após a reunião que durou cerca de duas horas, André afirmou em coletiva para a imprensa que Ciro é "extremamente bem-vindo" ao grupo. Em relação a ele ser candidato novamente ao Palácio da Abolição, Fernandes destacou que ele não se manifestou publicamente, mas devolveu os elogios que o pedetista fez ao seu pai, Alcides Fernandes (PL), quando disse que o apoiaria ao Senado Federal.
"Não sei dessa candidatura, o próprio ainda não se manifestou de que seria candidato, mas eu não tenho dúvida, falando agora igual ele falou recentemente, é uma pessoa preparada, uma pessoa inteligente e que tem todos os dotes para ser, como já foi. Diferente do lado de lá", afirmou.
Questionado se o PL estaria disposto a abrir mão da cabeça de chapa da composição ao Governo do Ceará para apoiar Ciro Gomes, André respondeu: "Com toda certeza".
Leia mais
Ciro ite a possibilidade de ser candidato ao Governo
Há cerca de duas semanas, o ex-presidenciável participou de um café da oposição na Assembleia Legislativa do Ceará (Alece) com os deputados estaduais que compõem o bloco. Na oportunidade, ele afirmou publicamente que Roberto Cláudio (PDT) é um pré-candidato a governador "qualificado".
Porém, em conversa reservada com os parlamentares, ele disse ter a preferência por RC candidato, mas não descartou a possibilidade dele próprio se lançar a disputa do Executivo cearense, caso seu nome fique melhor colocado em pesquisas e tenha mais força.
Leia mais
-
Ciro diz não ter mais mágoa de Cid, mas vê irmão como "cúmplice da tragédia no Ceará"
-
Ciro se reúne com opositores que ele sempre criticou: "Para salvar o Ceará"
-
Cid afirma que não ficará em lado oposto a Ciro na questão nacional
-
Elmano descarta aproximação com Ciro, mas torce que ele se entenda com Cid