Nova secretária de Saúde de Fortaleza quer foco em estrutura, assistência e medicamentos
Riane Azevedo é oficialmente apresentada por Evandro Leitão e destaca tripé de atuação à frente da pasta
O prefeito de Fortaleza Evandro Leitão (PT) apresentou oficialmente, na manhã desta quarta-feira, 21, a nova secretária de Saúde do município, Riane Azevedo. Ela foi esteve com os servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e, depois, concedeu entrevista ao lado do prefeito.
Tripé de atuação da SMS
A nova secretária afirmou ainda estar tomando conhecimento de como está a situação geral da pasta.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
"A gente vai trabalhar em tripé. São três coisas: questão estrutural, de como estão os 164 equipamentos- 134 são postos, mas 164 quando a gente conta com todos eles, hospitais, policlínicas. Além disso, a gente vai ver também a questão da assistência, da qualidade, como está de profissionais, os equipamentos, toda essa situação que está relacionada à assistência do paciente. E fora isso, as questões dos medicamentos, que também é uma questão prioritária", explicou.
Quer receber as últimas notícias de Política pelo WhatsApp? Entre no canal Política do O POVO
Troca na secretaria
Segundo Evandro, logo que Socorro Martins pediu exoneração do cargo, ele prontamente convidou Riane Azevedo para assumir a Saúde do município, diante do que observou da gestão dela no comando do Instituto Dr. José Frota (IJF).
"Nós tomamos uma decisão de convidar a Dra. Riane, que estava fazendo um trabalho no IJF. Em quatro meses e meio, nós já estamos tendo bons resultados no IJF. E nós a convidamos para que ela possa pudesse assumir os destinos da saúde do município de Fortaleza, no que ela prontamente aceitou. Nós também convidamos o então superintendente adjunto do IJF, o Dr. João Gilberto, para que fosse efetivado como superintendente-geral daquele equipamento", explicou.
Falta de medicamentos
O prefeito voltou a dizer que o problema da falta de medicamentos nas unidades de saúde está "praticamente resolvido".
"Eu posso dizer que nós temos hoje 137 remédios que estão sendo ofertados para a população fortalezense. Quando eu digo que está praticamente normalizado, é que nós devemos ter algo em torno de 133, 132, medicamentos nos equipamentos de saúde, sendo ofertados para a população", explicou.
Segundo Evandro, a falta de um ou outro medicamento é normal. "Quatro ou cinco remédios, isso de alguma forma, entre aspas, é natural, é normal, é pela questão operacional, porque existe uma dinâmica operacional interna de logística para que esses todos possam chegar nos postos. Então, nós temos hoje uma situação praticamente estabilizada nos postos, temos estoque natural para 90 dias para a população. E eu acredito que nós estabilizamos, normalizamos,agora é a gente manter esse nível de oferta de medicamentos para a população", concluiu.
Foco da Saúde
Evandro explicou que já houve uma primeira reunião com a nova secretária, para alinhamento e montagem de estratégias de ação. O foco será a atenção primária na Capital, sem esquecer o atendimento secundário e terciário.
"E quando a gente fala em atenção primária, a gente não pode esquecer dos postos de saúde que nós temos, dos Caps que nós temos, mas também sem deixar de lado a questão da atenção secundária e terciária do nosso município. Nós temos também uma rede de hospitais, alguns em reforma, como o Hospital Nossa Senhora da Conceição, lá no Conjunto do Ceará. Também temos uma reforma no IJF e como também as UPAs e policlínicas", explicou.
Alinhamento
Para o prefeito, o alinhamento entre secretária de Saúde, secretária adjunta, superintendência do IJF e demais gestores da saúde é fundamental para a melhoria dos serviços na saúde de Fortaleza.
" (Para que) Através desse alinhamento, a gente possa estar apresentando os resultados que a população Fortaleza deseja, sobretudo na questão básica, que é a questão dos medicamentos, dos postos, que está praticamente normalizada essa circulação. Assim como também a melhoria na estrutura física, enfim, e demais ações que nós deveremos estar tomando nos próximos dias", acrescentou.
Assista também
Para assistir o vídeo, clique aqui: Padre Patrick Fernandes sobre bets: "Cristãos não devem compactuar com isso, é contra o Evangelho"