DIU pode causar lesões durante relação sexual? Ginecologista explica 1856x
DIU de influenciadora se deslocou e feriu pênis do parceiro. Médico ginecologista explica os verdadeiros riscos do método e alerta para cuidados básicos
A influenciadora australiana Hayley Davies, de 25 anos, compartilhou um momento de tensão que ou junto ao parceiro na hora do sexo. Segundo ela, o DIU (dispositivo intrauterino) acabou se deslocando durante a relação sexual e lesionou seu colo do útero, além de arrancar um pedaço do pênis do seu parceiro.
O ginecologista Leonardo Bezerra, professor da Universidade Federal do Ceará, explica quais os verdadeiros riscos do DIU e outros detalhes sobre o método.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Influenciadora disse ter sentido dor durante a relação 444l2m
De acordo com Hayley, ela percebeu que havia algo errado ao sentir dor durante a relação sexual. Porém, só notou a lesão na hora do banho, quando viu que um pedaço de pele do pênis do parceiro havia sido ferido.
Após o incidente, segundo ela afirmou em entrevista, teve que procurar atendimento médico para retirar o método contraceptivo.
O DIU pode realmente causar lesões", completa. 3y1sa
DIU: como funciona o método contraceptivo e quais os tipos 37e5w
Implantado no útero por um médico, o dispositivo intrauterino é um dos métodos contraceptivos mais confiáveis, com taxa de eficácia superior a 99%. Existem quatro tipos de DIU: um de cobre, um de prata e dois hormonais.
Saiba mais sobre cada um deles abaixo.
DIU de cobre 5at20
Com validade de até 10 anos, esse tipo é indicado, principalmente, para mulheres que tem contraindicações para o uso de hormônios, como histórico de trombose, AVC ou que tem ou tiveram câncer de mama.
O método é ofertado no Sistema Básico de Saúde (SUS).
DIU de prata 5t3x45
Semelhante ao DIU de cobre, a principal diferença desse tipo é o revestimento de prata, que reduz a liberação de cobre no organismo feminino.
DIU hormonal 183r2w
Bezerra explica que o dispositivo intrauterino hormonal age "causando uma atrofia no útero, o que diminui o fluxo menstrual e a dor pélvica". Por isso, pode ser usado como tratamento para sangramentos e dores de cólica em excesso.
Existem dois tipos de DIU hormonal, o Mirena e o Kyleena. A principal diferença entre eles é a taxa hormonal, sendo maior no primeiro.
Ambos podem ser retirados a qualquer momento e têm uma durabilidade de três anos a cinco anos.
LEIA TAMBÉM | 4 tipos de DIU para você conhecer
Quais os riscos do DIU">Existem alguns efeitos colaterais relacionados, principalmente, ao sangramento menstrual. Enquanto o DIU de cobre aumenta o fluxo e as dores, o DIU hormonal reduz o sangramento e pode causar, eventualmente, escapes, além de alterações no ciclo menstrual. 1h3l54
DIU: cuidados básicos 5o5b1r
Segundo o ginecologista, para que o dispositivo funcione de maneira efetiva é preciso inseri-lo de adequadamente, checar o posicionamento por meio de ultrassom após o procedimento e evitar a inserção em úteros com más-formações, miomas e "qualquer coisa que distorça a cavidade uterina".
Também é importante acompanhar periodicamente a localização e o funcionamento do DIU com um ginecologista para assegurar a eficácia do método.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente