Tecnologia do Hemoce auxilia mais de 11 mil cirurgias em dez anos no CE
De 2015 a 2024, foram 11.236 procedimentos realizados com a máquina automática de autotransfusão (Rios), 75% deles foram em cirurgias cardíacas
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) atingiu a marca de 11.200 procedimentos realizados com a máquina automática de autotransfusão (Rios) durante dez anos no Estado. O equipamento é utilizado para recuperação de sangue perdido em cirurgias de alta complexidade.
LEIA TAMBÉM | Hemoce tem o maior número de doações em 30 anos
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O procedimento é geralmente utilizado em casos como: transplantes de órgãos, cirurgias cardíacas, vasculares e ortopédicas, além de contribuir em casos de paciente com necessidades especiais ou com tipos sanguíneos raros.
Também conhecido com "cell saver" ou salvador de células, o equipamento age fazendo a reinfusão do sangue no próprio paciente, durante cirurgias de grande porte.
A coordenadora do Serviço de Recuperação Intraoperatória de Sangue do Hemoce, Claudianne Maia, contou sobre a utilização do Rios e seus impactos nos pacientes.
“Durante a cirurgia, o sangue é aspirado para um reservatório onde acontece a filtragem de impurezas. Logo após, o sangue é processado para haver a separação e lavagem das hemácias, em seguida o sangue é direcionado para uma bolsa de transfusão onde deve ser reinfundido ao próprio paciente em até 4h", explica.
"A máquina é utilizada em cirurgias em que ocorre grande perda de sangue, diminuindo a necessidade de transfusões e, consequentemente, reduzindo o risco transfusional para o paciente”, acrescenta a coordenadora.
Atendimento do Hemoce no Ceará
No Ceará, o hemocentro conta com 12 Rios e 43 profissionais treinados para acompanhar o procedimento, atendendo unidades hospitalares em Fortaleza, Sobral e Crato.
Para receber atendimento do Hemoce, é necessário fazer uma solicitação ao hemocentro com 48h de antecedência, deslocando assim uma equipe volante para o local solicitado.
“O serviço cresce a cada ano, os números podem mostrar, e isso reflete bem a conscientização das equipes médicas em relação ao uso do método. Somente nos três primeiros meses deste ano, 373 foram realizados”, disse Claudianne.
Veja alguns hospitais que têm o Rios:
- Dr. Carlos Alberto Studart (HM)
- Geral de Fortaleza (HGF)
- Infantil Albert Saibin (Hias)
- Coração de Sobral (Filantrópico)
- Instituto Dr. José Frota (IJF)
- Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC)
- Hospital do Coração do Cariri
Maior segurança para os pacientes
Luciana Carlos, diretora-geral do Hemoce, comentou sobre segurança do paciente em casos que exijam transfusão de sangue externo.
"A utilização de métodos que reduzam a necessidade de transfusão é muito importante para melhorar a segurança dos pacientes e viabilizar o tratamento em pessoas que não podem ser transfundidas. A Rios aparece, então, como uma estratégia que reduz riscos e torna a cirurgia viável, em algumas situações", concluiu Luciana.