Lexus inaugura primeira concessionária em Fortaleza
Com a criação da nova unidade no Ceará, montadora soma 11 concessionárias no Brasil
A montadora japonesa Lexus, segmento da Toyota Motor Corporation, abriu a primeira concessionária exclusiva da marca em Fortaleza. Ela é operada pelo Grupo New, que já representa a Toyota no Ceará desde 1992.
A unidade em Fortaleza é a 11ª concessionária da Lexus no Brasil. O espaço, situado na avenida Rogaciano Leite, no bairro Guararapes, comercializa 100% do portfólio da Lexus disponível no País, além de outros lançamentos previstos para este ano, como um modelo 100% elétrico (BEV).
É + que streaming. É arte, cultura e história.
José Ricardo Gomes, diretor da Lexus para América Latina, enxerga que a marca trará novidades em termos de tecnologia, eletrificação e conectividade.
"A gente sabe que tem consumidores que compraram RAV4 ou SW4 (da Toyota), e querem algo diferente. E a Lexus vem para elevar este papel da Toyota em Fortaleza e até no estado do Ceará. O crescimento de Fortaleza é o maior crescimento econômico do Nordeste, então não tem como estar fora desse estado e dessa região", explicou.
A Lexus planeja, segundo Gomes, abrir outras três novas concessionárias, uma em Florianópolis (SC), Campinas (SP) e Alphaville de São Paulo.
Vale destacar que de 10 concessionárias do Grupo New em Fortaleza, três são Toyota. Há também uma unidade em Sobral e outra em Juazeiro do Norte. Nelas, também é possível obter e da Lexus.
A marca pretende realizar 1.500 emplacamentos no ano de 2025, sendo o maior volume de vendas da história da montadora no País. Entre janeiro e abril deste ano, a marca registrou um aumento de 12% nas vendas em comparação com o mesmo período de 2024. No ano anterior, a japonesa teve mais de 1.100 veículos comercializados em todo o território nacional.
Durante a coletiva de imprensa nessa quinta-feira , 8, foi confirmada a presença da Lexus no Salão do Automóvel e no Festival Interlagos, ambos em São Paulo.
Com a inauguração, expectativa é vender 8 ou mais unidades na região, aponta representante do Grupo New
O Ceará apresentou crescimento de 14% no segmento no primeiro trimestre de 2025. Tal fator, agregado ao crescimento econômico da capital cearense nos últimos anos, foram pontos essenciais para a escolha da Lexus de instalar uma unidade em Fortaleza, conforme os representantes do Grupo New e da Lexus.
Luiz Teixeira, presidente do Grupo New, afirma que "a Lexus é uma marca , e aqui a gente não podia deixar de representar. A gente vem, desde 1998, representando a marca dentro das concessionárias Toyota, e agora, como a Lexus decidiu criar suas concessionárias plenas, abraçamos a ideia na mesma hora".
"A nossa expectativa para os próximos meses é vender 8 unidades, mas acreditamos que o mercado chegará entre 10 a 12. Se não superar. Principalmente agora com uma loja independente. São números que já nos surpreenderam, e que podem surpreender ainda mais", disse o presidente do Grupo New.
Com a participação de mercado nos últimos dois meses deste ano, a marca alcançou o Top-3 emplacamentos do segmento no Brasil, apontou o diretor comercial da Toyota e Lexus, Diego Monteiro, com base no relatório da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave). Em abril, foram 9 unidades emplacadas, e maio beira acima de 10 modelos. Os modelos mais procurados são os da linha NX, com 60% de mix, mas fatiado com os veículos ES e UX.
Nancy Serapião, head da Lexus Brasil, diz que o conceito da Lexus em ter lojas independentes é oferecer para os clientes ainda mais hospitalidade e que eles consigam um upgrade personalizado.
"Dentro desse mercado , o cliente fica muito feliz no momento da compra, mas no momento do serviço é um desafio, principalmente quando se fala de marcas importadas. Então na Lexus criamos o programa LexusCare, que engloba todo pacote de pós-vendas. Somos a única marca do segmento que oferece até 10 anos de garantia, tanto pro sistema híbrido quanto a garantia convencional, cinco anos de assistência gratuita, e todos os preços de manutenções são fechados e publicados no site. Como o mercado é menor que o mercado de volume, o cliente da Lexus não precisa se deslocar para as capitais quando precisa de uma manutenção, ele pode se deslocar para uma Toyota", destacou Serapião.
Veja mais imagens da nova unidade em Fortaleza e do evento de inauguração
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente