Beyoncé vence Grammy de Álbum do Ano pela 1ª vez por 'Cowboy Carter'

Beyoncé vence Grammy de Álbum do Ano pela 1ª vez por 'Cowboy Carter' 6s184a

Apesar de somar o maior número de Grammys, a artista nunca havia sido premiada na maior categoria do evento, mesmo sendo indicada cinco vezes

Beyoncé ganhou o Grammy de Álbum do Ano na cerimônia que ocorreu na noite desse domingo, 2, em Los Angeles, nos Estados Unidos. O disco "Cowboy Carter" também venceu a categoria de Melhor Álbum Country.

Apesar de ser a maior vencedora de Grammys, com 35 no total e 99 indicações, a artista nunca havia levado o prêmio considerado o maior do evento, por um álbum. Ela também foi apenas a quarta mulher negra a vencer na categoria, 26 anos após Lauryn Hill (em 1999).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

No palco, Beyoncé entregou um discurso emocionado. “Estou muito honrada. Faz muitos anos… Eu gostaria de agradecer ao Grammy, todos os compositores, colaboradores, produtores por todo o seu trabalho”.

Ela subiu ao palco ao lado da filha mais velha, Blue Ivy Carter, e recebeu o gramofone das mãos dos bombeiros que trabalharam nos incêndios que atingiram Los Angeles.

Beyoncé vence Grammy de Álbum do Ano após indireta de Jay-Z 502v5k

No Grammy do ano ado, o rapper e marido de Beyoncé, Jay-Z, chegou a questionar o fato da artista nunca receber o título de Melhor Álbum após anos de destaque. Ele argumentou que os jurados não haviam dado o devido reconhecimento aos artistas negros, incluindo sua esposa.

“Não quero constranger essa jovem artista, mas ela tem mais Grammys do que qualquer outra pessoa e nunca ganhou o prêmio álbum do ano. Portanto, mesmo com base em suas próprias métricas, isso aqui não funciona”, disse Jay-Z no palco ao receber um prêmio honorário.

Indicações a Melhor Álbum em outros anos 105r1w

A indicação de “Cowboy Carter” é a quinta de Beyoncé na categoria de álbum do ano. A última delas foi em 2023, com “Renaissance”. Naquele ano, com sua vitória esperada, ela perdeu para “Harry’s House”, de Harry Styles.

Beyoncé concorreu a esta estatueta pela primeira vez em 2010, quando foi derrotada por Taylor Swift. Cinco anos depois voltou à disputa com seu autointitulado “Beyoncé”, que perdeu o cantor Beck. Em 2017 a artista viu o troféu ir para as mãos de Adele, quando concorria com seu aclamado "Lemonade".

Adele, inclusive, usou de seu tempo de discurso para declarar que, em sua visão, o álbum daquele ano era o de Beyoncé.

Em 2025, ocorreu o embate com Taylor Swift, Billie Eilish e as novatas Sabrina Carpenter e Chappell Roan. Para completar o combo, Charli XCX também foi indicada com seu popular álbum “Brat”.

Grammy 2025: Beyoncé e a conquista histórica no country 564h2y

Beyoncé também se destacou na noite como a 1ª cantora negra a vencer na categoria country em 50 anos. As The Pointer Sisters foram as últimas a ganharem um Grammy por Melhor Performance Vocal Country, em Dupla ou Grupo, no ano de 1975.

Na cerimônia, ela recebeu o prêmio das mãos de Taylor Swift, que se consagrou no mundo da música a partir deste gênero. "Não esperava ganhar esse prêmio. Gostaria de agradecer a Deus. Que bom que ainda consigo fazer o que eu amo depois de tantos anos", disse em seu discurso.

Neste ano, Beyoncé liderava o número de indicações, com 11 no total. Além dos dois títulos de seu álbum, ela também levou outro prêmio por "Melhor performance em duo/grupo de country" ao lado de Miley Cyrus por "II Most Wanted".

Iza encontra Beyoncé em première de novo filme da Disney; VEJA

'Cowboy Carter' da Beyoncé: conheça álbum vencedor do Grammy 4d2rb

Depois do sucesso com “Renaissance” e toda sua reverência ao estilo musical house, Beyoncé optou por trabalhar a música country em “Cowboy Carter”. A obra faz parte de um lançamento em três partes, sendo essa a segunda etapa.

Beyoncé lançou uma obra com 27 faixas e uma hora e 18 minutos de duração. A artista mistura canções inéditas, como “Texas Hold 'Em”, com releituras de clássicos do country, como “Jolene” e “Blackbird”. O lançamento ainda traz participações, como as de Post Malone e Miley Cyrus.

O álbum foi aclamado pela crítica. É um projeto conceitual, carregado de política, mais uma amostra dos trabalhos aprofundados dos anos recentes da carreira de Beyoncé.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags 4j645y

grammy

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar