Rita Lee vira enredo da escola Mocidade Independente no Carnaval 2026
Rita Lee, a rainha do rock, é homenageada pela Mocidade Independente de Padre Miguel no Carnaval de 2026
A música popular brasileira terá mais um ídolo como enredo no Carnaval 2026. Nesta quinta-feira, 22, a escola Mocidade Independente de Padre Miguel, do Rio de Janeiro, anunciou que o enredo escolhido para o próximo ano é “Rita Lee, a padroeira da liberdade”.
“A mocidade é mulher, é liberdade. Hoje e sempre! Salve a mocidade. Salve a padroeira da liberdade. Salve, Rita Lee!”, publicou a escola de samba carioca no Instagram, comunicando que a Rainha do Rock terá legado musical, estético e comportamental celebrado no próximo Carnaval.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Disco inédito de Rita Lee gravado na Argentina chega ao streaming
Homenagem à Rainha do Rock
Na identidade visual da publicação, estão várias referências à rainha: óculos redondos e cabelo curto vermelho, uma coroa, violão e o símbolo de paz e amor.
Esta não será a primeira grande homenagem póstuma à artista do rock. No dia 8 deste mês, dois anos depois de seu falecimento, estreou o documentário “Rita Lee: Mania de Você” na plataforma de streaming HBO Max. Além disso, há o longa-metragem “Ritas”, que chegou nesta quinta-feira, 22, aos cinemas.
Relacionado | Documentário revela carta inédita de Rita Lee à família
Rita Lee e Ney Matogrosso
Rita Lee morreu em 8 de maio de 2023 em decorrência do câncer de pulmão que enfrentou nos últimos anos de vida. Além da herança para a música mundial, a paulista marcou o país culturalmente por seu comportamento transgressor ao gênero feminino na época, além de obras literárias de sucesso e até tuítes que seguem no imaginário brasileiro.
Além de Rita, seu contemporâneo da música popular brasileira Ney Matogrosso também é homenageado no Carnaval de 2026, pelo enredo “Camaleônico”, da escola de samba carioca Imperatriz Leopoldinense.
Atualmente com 83 anos, ele foi igualmente homenageado com o filme recém-estreado nos cinemas, o “Homem com H”, estrelado pelo cearense Jesuíta Barbosa.
Rita Lee terá letras inéditas musicadas por Roberto de Carvalho