Cannes: filme de Kleber Mendonça Filho é selecionado para festival
Com Wagner Moura, filme do pernambucano Kleber Mendonça Filho estreia no 78º Festival de Cannes ao lado de cineastas como Jafar Panahi, Kelly Reichardt e Irmãos Dardenne
Na manhã desta quinta-feira, 10, a organização do Festival de Cannes anunciou a primeira leva de filmes selecionados para a 78ª edição do evento francês. “O Agente Secreto”, de Kleber Mendonça Filho, é o único brasileiro e latino-americano a compor a competição principal.
Será o terceiro filme do cineasta pernambucano na mostra, seguido dos sucessos “Aquarius” (2016) e “Bacurau” (2019), o último tendo vencido o Prêmio do Júri no mesmo ano em que o histórico “Parasita”, de Bong Joon-Ho, conquistou a Palma de Ouro.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Em 2023, Kleber exibiu também “Retratos Fantasmas”, documentário sobre os cinemas de rua de Recife, fora de competição. Neste ano, o filme do brasileiro estreia ao lado de cineastas como Jafar Panahi, Kelly Reichardt e Irmãos Dardenne.
Festival de Cannes: Filme selecionado é thriller ambientado no Brasil da década de 1970
"O Agente Secreto" é um thriller ambientado no Brasil de 1977. Na trama, Marcelo (Wagner Moura) é um especialista em tecnologia que foge de um ado misterioso e volta ao Recife em busca de paz. Ele logo percebe que a cidade está longe de ser o refúgio que procura.
Leia também | Wagner Moura, o charme baiano que conquistou Hollywood
O filme é estrelado por Gabriel Leone, Maria Fernanda Cândido, Udo Kier, Hermila Guedes, Thomás Aquino, Alice Carvalho, Edilson Filho e grande elenco.
“Esse filme é resultado de um desejo grande de continuar filmando o Brasil e o Recife, desta vez no contexto histórico do mundo de 50 anos atrás, de um Brasil do ado. Eu também tinha vontade de fazer um filme de mistério e de suspense, em que o Recife fosse o cenário principal”, destaca Kleber Mendonça Filho em comunicado para a imprensa.
Leia mais
A produtora do filme, Emilie Lesclaux, reforça a importância de estrear o filme em um evento dessa magnitude: “Estrear no Festival de Cannes é muito importante na nossa trajetória e mal posso esperar para ver o filme recém finalizado na tela do Grand Theâtre Lumière e poder dividir essa alegria com a nossa equipe e elenco”.
Festival de Cannes: cearense Karim Aïnouz fica de fora da seleção oficial
Em 2024, “Motel Destino”, de Karim Aïnouz, foi o único brasileiro da seleção oficial. Para a edição de 2025, jornalistas especializados projetavam o retorno do cineasta cearense com o filme “Rosebush Pruning”, estrelado por Callum Turner e Elle Fanning.
A seleção anunciada hoje também deixou de fora outros nomes especulados, como Terrence Malick, Spike Lee e Lynne Ramsay. O festival, porém, ainda deve adicionar mais filmes à seleção nas próximas semanas.
Considerado um dos maiores festivais de cinema do mundo, o evento acontecerá de 13 a 24 de maio na cidade de Cannes, na França, com cobertura exclusiva do O POVO. Este será o retorno do jornal ao evento. Em 2024, O POVO também esteve no festival.
Festival de Cannes: confira seleção da Competição Oficial
- “Sentimental Value” (dir. Joachim Trier)
- “Sound of Falling” (dir. Mascha Schilinski)
- “Romeria” (dir. Carla Simon)
- “The Mastermind” (dir. Kelly Reichardt)
- “The Eagles of the Republic” (dir. Tarik Saleh)
- “Dossier 137” (dir. Dominik Moll)
- “The Secret Agent” (dir. Kleber Mendonça Filho)
- “Fuori” (dir. Mario Martone)
- “Nouvelle Vague” (dir. Richard Linklater)
- “Two Prosecutors” (dir. Sergei Loznitsa)
- “La Petite Dernière” (dir. Hafsia Herzi)
- “A Simple Accident” (dir. Jafar Panahi)
- “The History of Sound” (dir. Oliver Hermanus)
- “Renoir” (dir. Chie Hayakawa)
- “Alpha” (dir. Julia Ducournau)
- “Sirat” (dir. Oliver Laxe)
- “Young Mothers” (dir. Jean-Pierre Dardenne, Luc Dardenne)
- “Eddington” (dir. Ari Aster)
- “The Phoenician Scheme” (dir. Wes Anderson)