Ainda invicto, Ceará possui segunda melhor campanha como mandante na Série A
ado-se quase 20% do campeonato, o Alvinegro de Porangabuçu se apega ao desempenho em território cearense para almejar melhores posições ao final da competição
Com o triunfo sobre o Vitória-BA no último sábado, 3, no estádio Presidente Vargas, o Ceará se tornou o segundo melhor mandante desta Série A, atrás, somente, do Cruzeiro, que venceu seus quatro jogos no Mineirão, em Minas Gerais.
Após o fim da 7ª rodada, o Vovô segue invicto em seus domínios, onde conquistou três vitórias — contra Grêmio, Vasco e Vitória — além de um empate — contra o São Paulo, lhe resultando em um aproveitamento de 83,3%. Logo na sequência, com a mesma campanha, aparecem RB Bragantino e Fluminense, ficando atrás devido o saldo de gols.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
ado-se quase 20% do campeonato, o Alvinegro de Porangabuçu se apega ao desempenho em território cearense para almejar melhores posições ao final da 38ª rodada do Brasileirão.
Leia mais
Impacto no final do campeonato
Isso porque, a partir de 2018 — ano que o Brasileirão ou a ceder, ao menos, seis vagas para a Copa Libertadores — das 28 equipes que estiveram entre os quatro melhores mandantes ao fim da Série A, 24 se classificaram ao torneio continental.
As exceções foram Palmeiras e Fortaleza, no ano de 2021, e Atlético-MG e Flamengo, em 2023 — essas quatro garantiram sua vaga na Libertadores sem terminarem a Série A entre os quatro melhores mandantes.
O desempenho como mandante reflete, também, nas equipes rebaixadas no Brasileirão. A partir do momento que o Campeonato Brasileiro ou a ser disputado no formato de pontos corridos com vinte equipes, no ano de 2006, 72,4% das equipes que terminaram a competição entre as quatro piores mandantes do torneio foram rebaixadas.
No total, nesse mesmo período, 76 equipes foram rebaixadas da Série A para a Série B. Entre elas, 21 escaparam do decesso tendo uma das quatro piores campanhas.
Longa sequência invicta
Até a derrota para o Palmeiras no último dia 30, pela terceira fase da Copa do Brasil, o Ceará viu cair sua sequência de 25 jogos sem ser derrotado em solo cearense. Esse foi, até então, o maior período deste tipo sem derrotas no século, e o segundo maior de sua história.
A última derrota do Vovô em Fortaleza havia ocorrido no dia 17 de agosto de 2024, ainda pela Série B do Campeonato Brasileiro, quando foi superado pelo Mirassol por 2 a 1. A partir daquele revés, o clube iniciou uma sequência positiva que durou 256 dias.