Papa Francisco esteve no Brasil há 12 anos; lembre visita
O sumo pontífice esteve em terras brasileiras com apenas quatro meses de papado, em 2013. Relembre a trajetória durante Jornada Mundial da Juventude
O Todo Mundo no Rio, responsável por trazer Madonna e Lady Gaga à Copacabana e anunciado por Eduardo Paes como evento anual no Rio de Janeiro, já conseguiu reunir 1,6 milhão de brasileiros para um único show. Número expressivo, não é? Mas você sabia que o papa Francisco já reuniu mais que o dobro de pessoas em um único dia?
Era 2013 quando o recém-eleito sumo pontífice fez sua primeira viagem internacional como líder da Igreja Católica. Na época da viagem, Francisco tinha apenas quatro meses de papado.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
“Deus quis que minha primeira viagem fosse ao Brasil”, foi o que afirmou em cerimônia de recepção no Palácio da Guanabara, na tarde do dia 22 de julho daquele ano.
O santo padre veio ao Brasil para participar da 28ª Jornada Mundial da Juventude (JMJ), com o tema "Ide e fazei discípulos de todos os povos!" (cf. Mt 28:19). A primeira vez em que a reunião foi realizada em um país de língua portuguesa foi considerada o maior evento da história do Rio de Janeiro.
Relembre a estadia de Francisco em terras brasileiras.
Papa Francisco no Brasil: trajetória de viagem
A JMJ só iniciou no terceiro dia de Francisco no Brasil. Antes, o padre ainda conseguiu ar em Aparecida do Norte e celebrar uma missa para cerca de 200 mil pessoas.
No mesmo dia, visitou o Hospital São Francisco de Assis da Providência de Deus, no Rio de Janeiro. Na instituição de saúde, o sumo pontífice inaugurou uma ala específica para tratamento de dependentes químicos e fez um discurso contra a legalização das drogas.
Francisco ainda recebeu as chaves da cidade pelas mãos de Eduardo Paes, em um evento no Palácio Municipal, e visitou a Favela da Varginha, em Manguinhos.
Seguiu para uma visita à Catedral Metropolitana, para um encontro com jovens argentinos, até finalmente ir celebrar a missa de abertura da JMJ, na praia de Copacabana, sendo recepcionado por uma multidão de fiéis.
No quarto dia do papa no Brasil, ele participou da Via Sacra junto a 1,5 milhão de pessoas em Copacabana, fazendo um discurso metade em português, metade em espanhol e mencionando os 242 jovens falecidos no incêndio da boate Kiss, em janeiro daquele ano.
No quinto dia, o santo padre celebrou uma missa a religiosos na Catedral Metropolitana e fez um discurso no Teatro Municipal sobre o futuro da Igreja e a necessidade de diálogo com as novas gerações.
Foi no dia 28 de julho, o último dia de JMJ, que o papa Francisco celebrou a Missa de Envio, com estimativa de 3,5 milhões de pessoas reunidas na praia de Copacabana.
Apesar de rápida, a agem de Francisco pelo Brasil movimentou inúmeros fiéis do País inteiro.