Maioria dos estudantes brasileiros no Japão frequenta escolas públicas

Maioria dos estudantes brasileiros no Japão frequenta escolas públicas 3x1k2t

Comitiva do MEC está no Japão e visita escola com alunos brasileiros. Ministros da educação dos dois países participaram de reunião

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a maioria dos estudantes do Brasil que migra para o Japão frequenta escolas públicas japonesas, enquanto uma menor parte opta por instituições particulares que ofertam o currículo brasileiro.

Em agenda na Ásia desde o início da semana ada, uma comitiva do MEC visitou, durante a última quinta-feira, 27, a escola Irifune Shogakko, situada na cidade de Yokohama, no Japão.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

O cenário visto em Shogakko, de estrangeiros estudando em língua japonesa, tem se tornado recorrente no país. De acordo com o MEC, a maioria dos estudantes do Brasil que migra para o Japão frequenta escolas públicas japonesas, enquanto uma menor parte opta por instituições particulares que ofertam o currículo brasileiro.

A unidade é uma das instituições de ensino no país que recebe alunos brasileiros que optam por estudar na Terra do Sol Nascente.

O líder da comitiva e titular do MEC, Camilo Santana (PT), conheceu os estudantes brasileiros da instituição e aproveitou para conversar também sobre a valorização da educação no país asiático.

Em nota divulgada pelo Ministério, Camilo reforçou a capacidade da educação de superar barreiras, como por exemplo, a língua falada em outro país.

LEIA TAMBÉM: O POVO News: Atos contra anistia e Bolsonaro; Lula defende Janja; terremoto no Mianmar

“Conversei com alunos, ouvi professores e dialogamos sobre os desafios que nos unem. Quando há incentivo, é possível adaptar o imigrante ao sistema local e superar barreiras para a aprendizagem – uma lição que vale para o Japão e também para o Brasil. Volto com ainda mais energia e convicção, renovada, de que a educação é propulsora universal de desenvolvimento e o grande caminho para transformar vidas”, disse o ministro.

A visita a Shogakko fez parte da agenda do ministro no Japão, que acompanha o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em terras orientais. Após a estadia em terras nipônicas, a comitiva do Governo Federal, que além de Lula e Camilo, também conta com outros ministros, parlamentares, empresários e sindicalistas, seguirá para o Vietnã, segundo destino em solo asiático.

Camilo participou de reunião com ministra da Educação do Japão 5y1d1f

Além da visita aos estudantes de Shogakki, Camilo também esteve em reunião com a ministra da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia do Japão, Toshiko Abe, onde ambos trocaram experiências sobre programas existentes nos países e prospectaram parcerias.

Uma das iniciativas apresentadas pelo ministro brasileiro no Japão foi o programa Pé-de-Meia, que fornece incentivo financeiro-educacional para alunos matriculados em escolas públicas de ensino médio.

Os gestores de Estado também conversaram sobre a criação de um sistema para issão em universidades que se assemelhe ao Exame Nacional do Ensino Médio, aplicado no Brasil, e o vestibular japonês para ingresso no ensino superior.

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar