Operação da PF mira fraude em contas gov.br em nove estados, incluindo o Ceará

Operação da PF mira fraude em contas gov.br em nove estados, incluindo o Ceará

Estão sendo cumpridos 21 mandados, sendo 5 de prisão temporária e 16 de busca e apreensão, dentro da operação "Face Off" na manhã desta terça-feira, 13. A quadrilha investigada teria adulterado registros de biometria facial dos usuários

Cinco mandados de prisão temporária e 16 de busca e apreensão estão sendo cumpridos, expedidos pela Justiça Federal de Brasília, em nove estados do Brasil, incluindo o Ceará, na manhã desta terça-feira, 13. 

LEIA MAIS | Operação da PF mira rede de tráfico internacional de drogas entre Ceará e Europa

A operação da Polícia Federal (PF) chamada "Face Off" é deflagrada contra uma organização criminosa especializada em fraudar contas vinculadas à plataforma digital gov.br, do Governo Federal, por meio de adulteração na biometria facial. As ordens judiciais são executadas também, além do Ceará, em São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Mato Grosso, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Tocantins.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Os investigados podem responder pelos crimes de invasão de dispositivo informático qualificada e associação criminosa.

Ao O POVO, a Polícia Federal não detalhou sobre os números específicos com relação ao Ceará.

 

 

Como era a fraude de contas da plataforma gov.br

A operação Face Off, da Polícia Federal, atua contra um grupo criminoso,  espalhado em pelo menos nove estados, que utiliza técnicas avançadas de alteração facial para burlar sistemas de autenticação biométrica.

 

As investigações revelaram que os criminosos simulavam traços faciais de terceiros para obter o indevido às contas digitais das vítimas, assumindo o controle total dos perfis e, consequentemente, de serviços públicos e informações pessoais sensíveis.

O que é a plataforma gov.br?

A plataforma do Governo Federal Brasileiro (gov.br) é um portal que reúne todas as informações e serviços do Poder Executivo Federal. O decreto 9.756/2019, de 11 de abril de 2019m previu a criação.

Segundo o site, a existência de um endereço eletrônico unificado é uma forma de combater o problema da existência de informações conflitantes sobre serviços e ações da istração Pública em diversas fontes, facilitando o o ao cidadão.

De acordo com o portal, as ações de digitalização de serviços públicos ligadas ao portal moderniza e melhora a prestação de serviços públicos, por evitar deslocamentos desnecessários e economizar tempo.

Todos os órgãos e entidades da istração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder devem se adequar às regras.

Conforme dados do sistema, até o fim de 2020, foram investidos cerca de R$ 43 milhões no projeto com hospedagem, migração de conteúdos e atendimento.

Para o domínio, a centralização de cerca de 1.600 sites do Governo, geraria uma economia estimada de R$ 100 milhões ao ano com custos de manutenção e desenvolvimento.

A Secretaria Especial de Comunicação Social da Secretaria de Governo da Presidência da República é a responsável por coordenar a consolidação de portais governamentais na internet.

 

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Segurança Pública

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar