Atena Health: a startup que propõe mais eficiência na gestão de insumos da saúde pública
Ceará Mais Digital

Atena Health: a startup que propõe mais eficiência na gestão de insumos da saúde pública

Negócio atua com auxílio direto na logística de fluxos, com foco em evitar desperdício de insumos como medicamentos. População é diretamente beneficiada com mais agilidade e transparência

Instituições públicas de saúde, como hospitais e farmácias, muitas vezes têm que lidar com dificuldades no controle de estoque de insumos, na distribuição deles e na transparência dos dados que essa movimentação gera.

Esse é um cenário que favorece o desperdício a partir do descarte de insumos fora do prazo de validade – prejuízo que vai do planejamento, com frequentes casos de aquisições excessivas, à logística. Quem sai mais prejudicada é a população dependente do serviço público, que tem o o reduzido a, por exemplo, medicamentos essenciais para diversos tratamentos de saúde.

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A solução para esses desafios está em auxiliar a logística de fluxos, gerando mais transparência – um efeito colateral para lá de positivo. Essa é a proposta da Atena Health, startup cearense que atua em três frentes: na centralização das informações, na otimização logística e na transparência ao cidadão.

A startup tem como diferencial a integração inteligente dos dados de insumos de saúde pública, permitindo que gestores tenham uma visão completa e atualizada da disponibilidade de medicamentos.

“Isso permite que os gestores tomem decisões mais assertivas e garante que a população tenha o mais eficiente aos insumos”, explica Victor Guilherme Castro, sócio e cofundador da startup.

“Atualmente, os sistemas existentes possuem limitações, como o a poucos usuários, demora na atualização das informações e, principalmente, falta de transparência. Essas limitações podem levar à falta de remédios em alguns locais e excesso em outros”, adverte Victor Guilherme.

Funcionamento

Através de uma plataforma web ível via site ou aplicativo, a startup Atena Health automatiza a coleta, limpeza e organização dos dados, garantindo que os estoques sejam monitorados de forma precisa e eficiente.

Além disso, um modelo de gestão descentralizada e segura permite que diferentes unidades de saúde compartilhem informações em tempo real, sem depender de burocracias que atrasam as decisões.

“Com isso, ajudamos o Governo do Ceará a otimizar recursos, reduzir desperdícios e, principalmente, garantir que os medicamentos cheguem a quem realmente precisa, no momento certo”, explica o sócio fundador da Atena Health, Victor Guilherme.

Agora, o foco está em consolidar a plataforma e iniciar os primeiros testes em ambiente real, em parceria com órgãos do governo e unidades de saúde. “Queremos validar os impactos da solução e expandir sua aplicação para outros setores estratégicos da gestão pública”, projeta o empreendedor.

Programa de aceleração do projeto Ceará Mais Digital

A Atena Health é uma das startups selecionadas para o programa de aceleração do projeto Ceará Mais Digital. O programa é uma iniciativa da Fundação Demócrito Rocha (FDR) com correalização da Escola de Gestão Pública do Estado do Ceará (EGP/CE) e da Secretaria do Planejamento e Gestão do Estado do Ceará (Seplag/CE) e apoio da Casa Azul Ventures.

A iniciativa une inovação, capacitação e espírito empreendedor a partir da realização, na modalidade de Ensino a Distância (EaD), do curso de extensão “Gestão e Governança Fiscal Interfederativa Eficaz” e a veiculação de lives e matérias sobre política fiscal, reforma tributária, transparência e controle de gastos públicos, entre outros temas.

O objetivo vai além de capacitar indivíduos, também fortalecendo as bases para um desenvolvimento sustentável e inclusivo no Ceará. As inscrições para a segunda turma do curso, que é gratuito, já estão abertas.

“O Ceará Mais Digital nos proporcionou um ambiente de networking com outros empreendedores e especialistas do setor. Esse e tem nos auxiliado no fortalecimento da nossa solução e em abrir caminhos para futuras implementações dentro do Governo do Ceará”, destaca Victor Guilherme.


Ao vivo

Quer conhecer de perto as soluções disruptivas que estão moldando o futuro da gestão pública? O Seminário “Transformação Digital e Governança Interfederativa” é a ocasião ideal.

As startups participantes do Programa de Aceleração Ceará Mais Digital vão realizar apresentações (pitches) durante o evento, programado para o próximo dia 2 de junho, a partir das 8h, no Hotel Gran Marquise, em Fortaleza.

Confira as startups participantes:
4education
Acqualog
Atena Health
Georg.ia
Gestão Inteligente de Resíduos
IA.I Solutions
Sala do Empreendedor Online
SeeWay
Sued-Ficha Técnica

Além das startups, o Seminário vai reunir gestores públicos estaduais e municipais e os principais agentes do ecossistema de inovação do Ceará. O evento é gratuito e terá formato híbrido, sendo transmitido de forma simultânea, em sala fechada do Zoom, para as pessoas que não moram em Fortaleza.

Conheça a programação completa e inscreva-se gratuitamente no Seminário Transformação Digital clicando aqui.

Atena Health
E-mail: [email protected]

Conteúdo de responsabilidade do anunciante
Ceará Mais Digital
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

gestão pública saúde medicamentos insumos trasparência atena health

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar