Família de policial é ameaçada por facção em Fortaleza: '24h para sair'

Família de policial é ameaçada por facção em Fortaleza: '24h para sair'

Ameaça foi pichada no muro da casa onde a família reside, na Barra do Ceará; expulsão de moradores tem sido tática adotada frequentemente por facções

Familiares de um policial estão sendo ameaçados de expulsão da casa onde moram, na Barra do Ceará, em Fortaleza. A identidade do agente não será revelada por questão de segurança.

O caso está sendo investigado pela Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), unidade especializada da Polícia Civil do Ceará (PC-CE).

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

Segundo relato recebido por O POVO, a residência da família foi pichada por uma facção criminosa. A ação ocorreu entre a noite dessa quarta-feira, 30 de abril, e a madrugada desta quinta-feira, 1º.

Na pichação, a ameaça aos moradores é evidente. "Vocês têm 24 horas para 'sair fora', senão vão morrer", diz o aviso.

Em nota, ao O POVO, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informou que os "casos de ameaça a moradores, que chegam ao conhecimento das Forças de Segurança, são apurados e acompanhados pela Polícia Civil do Ceará (PC-CE)". 

O órgão ressaltou que é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência (BO) diante das ocorrências. O registro pode ser feito de forma presencial nas unidades da Polícia Civil do Ceará (PC-CE) ou de forma online, por meio da Delegacia Eletrônica (Deletron), disponível no site www.delegaciaeletronica.ce.gov.br. 

Expulsões de moradores por facções criminosas são comuns em Fortaleza

Nos últimos anos, os relatos de pessoas expulsas de suas casas por facções criminosas se tornaram frequentes no Ceará. O modo de operação das organizações é sempre o mesmo: pichações nos muros dão o alerta e, caso os moradores não deixem o local no prazo definido, são assassinados.

O objetivo das ações varia. Por vezes, o intuito é liberar o imóvel para abrigar membros da facção, ou transformar o local em ponto de apoio para práticas ilegais, como venda de drogas. Em outros casos, o objetivo é retirar da área supostos associados a outras organizações criminosas, ou mesmo agentes de segurança.

 

Atualizada às 18h50min

Moradores expulsos de casa por facções em Fortaleza: problema ocorre pelo menos desde 2017

Outras situações são noticiadas pelo menos desde 2017 por O POVO. As expulsões ocorrem em diversos bairros da Capital, como Caça e Pesca, Conjunto Palmeiras, Dias Macedo, Vicente Pinzón e Cajazeiras. Em alguns casos, como o ocorrido em 2021 no Bom Jardim, comunidades inteiras são forçadas a deixar suas casas.

Segundo matéria de 2018 do O POVO, entre novembro de 2017 e agosto daquele ano, mais de 500 pessoas haviam sido expulsas de casa por facções. O assunto foi tema de um episódio da série documental Guerra Sem Fim, produzida pelo O POVO+.

Mais notícias de Segurança

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Tags

Policia Militar Policia Civil Facções criminosas Segurança Pública

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar