Atendimento do programa Pet Ceará Móvel realiza mil castrações após ampliação
A estrutura recebeu um reforço, contando agora com um ônibus adaptado, servido de centro cirúrgico. Investimento representou aumento de 700% no atendimento
O Programa Pet Ceará Móvel tem recebido grande público, e ultraou a marca de mil castrações, nesta sexta-feira, 16. A iniciativa do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Proteção Animal, atingiu a marca apenas uma semana após a ampliação do programa. O atendimento é gratuito, e tem ocorrido na unidade localizada no Vapt-Vupt da Messejana, que segue funcionando a partir das 8 horas até o dia 24 de maio.
LEIA TAMBÉM | AMC realiza ação educativa de circulação de patinetes
É + que streaming. É arte, cultura e história.
O serviço do Programa foi ampliado oficialmente na última quinta-feira, 8, em evento com a presença do governador Elmano de Freitas, da vice-governadora Jade Romero, da vice-prefeita de Fortaleza, Gabriela Aguiar e do secretário da Proteção Animal do Ceará, Erich Douglas.
“A gente quer que as pessoas possam efetivamente ter o às políticas públicas e, no caso da proteção animal, não é diferente. Que as pessoas tenham o e o animal seja cuidado, porque quem tem animal cuida com muito carinho, muito amor. É também muito importante para a saúde pública”, afirmou o governador.
A estrutura recebeu um reforço, contando agora com um ônibus adaptado, servido de centro cirúrgico. Com o investimento, a unidade pode atender até 200 castrações por dia, o que representa um aumento de 700%. Após o procedimento, os animais recebem todos os cuidados pós-operatórios, sendo medicados pelos veterinários e acabam recendo o microchip de identificação.
“O microchip identifica o animal, registrando o histórico de saúde e as vacinas que já tomou. A identificação do tutor também inibe os maus-tratos e o abandono”, completou Erich Douglas, titular da Sepa.
Pet Ceará Móvel
O Programa Pet Ceará Móvel foi criado em 2024, e já percorreu mais de 23 bairros de Fortaleza, além de 15 municípios do interior do Ceará. O projeto atua de forma itinerante, e realizou mais de 83 mil procedimentos até abril de 2025.
Atendimentos são gratuitos, mas precisam ser agendados
Para fazer o agendamento do atendimento, os interessados podem realizar através do site www.protecaoanimal.ce.gov.br. O tutor deve informar seus dados e os do animal, para conseguir definir a data e horário do procedimento.