Como está a saúde do papa Francisco hoje? Veja últimas notícias n6l2s
O sumo pontífice segue estável, sem febre e cooperando com o tratamento, mas prognóstico permanece reservado após crise respiratória na sexta-feira
O papa Francisco continua internado para tratar uma pneumonia bilateral. Segundo boletim divulgado hoje, 2, seu estado clínico permanece estável. O líder da Igreja Católica teve uma noite tranquila e mantém seu repouso.
Ele segue alternando entre ventilação mecânica não invasiva e períodos de oxigenoterapia de alto fluxo, mantendo boa resposta à troca gasosa.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Apesar da melhora, seu prognóstico segue reservado — ou seja, ainda não é possível determinar um prognóstico exato devido à evolução imprevisível e ao quadro complexo do sumo pontífice.
Saúde do papa Francisco: o que diz o boletim mais recente? 494g4x
De acordo com a última atualização dada pelo Vaticano, o sumo pontífice ou a noite sem intercorrências, mantendo repouso e realizando fisioterapia respiratória regularmente.
Neste domingo, papa Francisco não apresenta febre nem sinais de infecção ativa e seus parâmetros hemodinâmicos continuam estáveis.
Ainda conforme o Vaticano, o jesuíta argentino tem se alimentado sozinho e faz fisioterapia respiratória co regularidade, cooperando ativamente.
No sábado, o Vaticano informou que ele tomou café da manhã e leu jornais, demonstrando melhora após a crise respiratória ocorrida na sexta-feira.
Leia mais 2i7272
Saúde do papa Francisco: crise isolada de broncoespasmo na sexta, 28 3zk43
Na sexta-feira, 28, o santo padre apresentou uma crise de broncoespasmo, acompanhada de vômito com aspiração, o que agravou momentaneamente seu quadro respiratório.
Durante o momento, ele permaneceu consciente e colaborativo durante todo o tratamento.
A resposta à ventilação mecânica não invasiva permitiu que os níveis da troca gasosa voltassem ao normal. Apesar disso, o Vaticano mantém o prognóstico reservado, sem previsão de alta.
Como foi a semana do papa Francisco? 3q461g
Durante os últimos dias, o sumo pontífice continuou realizando tratamentos médicos e algumas atividades leves. Ele se recuperou de uma insuficiência renal na terça-feira, 25, e na quinta-feira, 27, os médicos apontaram uma leve melhora.
A crise respiratória de sexta-feira foi um revés inesperado a Francisco, já que a última complicação desse tipo havia ocorrido no sábado anterior, 22.
Leia mais 2i7272
Saúde do papa Francisco: o que aconteceu desde a internação? 1i2v3
O papa Francisco está internado desde 14 de fevereiro, diagnosticado com pneumonia bilateral. No início da hospitalização, ele sofreu uma crise asmática e precisou de oxigênio e transfusão de sangue devido à baixa de plaquetas.
O diagnóstico de infecção polimicrobiana no trato respiratório levou a ajustes em seu tratamento. Como a região afetada já era vulnerável devido a problemas de saúde anteriores, os médicos monitoram sua evolução com cautela.
A transparência nos boletins médicos tem sido uma marca do pontificado de Francisco. A decisão de divulgar informações diárias partiu do próprio papa, rompendo com a tradição de sigilo observada em internações de seus antecessores.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente