Pirambu celebra legado de Chico da Silva em sarau gratuito
Evento acontece neste sábado, 26; programação inclui atrações artísticas, poesia, feira coletiva e torneio de inho
Neste sábado, 26, a partir das 18 horas, acontece na Areninha do Pirambu o Sarau Chico Vive, evento que celebra a memória e o legado do pintor Chico da Silva (1910 - 1985), símbolo da cultura do bairro Pirambu, em Fortaleza.
Realizada pelo Coletivo Revolucionário Independente em Ação (Coletivo Cria), a programação reunirá reggae, rap, poesia, dança e mágica por meio de apresentações artísticas locais.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
As ações contam com apresentações de Má Dame, Mc Goldyn, Big Leo e DJ Ludy Helen. O coletivo Sigma Rec e o mágico Pierrot também integram o momento, além do espetáculo “Pra Onde o Vento Sopra”, do Ballet Jovem do Pirambu.
Leia mais
Feira coletiva, torneio de inho e sorteio de corte de cabelo também farão parte das atividades.
Um dos organizadores do evento e membro do Coletivo Cria, Janderson Araújo explica que a ideia de produzir o sarau surgiu da necessidade de dar protagonismo aos artistas do bairro.
“Chico da Silva foi cria do bairro, um pintor autodidata que pintava criaturas fantásticas nos muros das casas da vizinhança. O Sarau Chico Vive é um lembrete de que, apesar do tempo ter ado, sua memória e seu legado permanecem vivos”, desenvolve.
Sarau Chico Vive: voz ao Pirambu
Segundo Janderson, o sarau facilita o o à cultura, além de mobilizar e fortalecer a população e o comércio próximo à Areninha do Pirambu, trazendo entretenimento e lazer para a classe trabalhadora do território.
“A nossa expectativa é que a comunidade veja que o evento pertence a ela e se veja nele. Estabelecer uma conexão do nosso coletivo com a comunidade e, de alguma forma, fortalecer os artistas”, finaliza.
LEIA TAMBÉM | Peça mergulha na relação entre Virginia Woolf e Vita Sackville-West
Para a cantora Má Dame, o projeto fortalece a união da arte por uma mistura artística. “O espaço é na praça, coração do bairro, as pessoas que am por lá vão conhecer toda essa movimentação que ocorre dentro de suas favelas”, reflete.
Já a DJ Ludy Helen, que também está na organização, enxerga o momento como uma oportunidade de abrir portas para o conhecimento cultural do bairro.
“Dentro do Pirambu temos grandes artistas e pessoas bastante talentosas, os quais muitas vezes são esquecidos e não vistos pela falta de visibilidade. Enxergam o Pirambu só como um bairro violento, mas ele é cheio de boas iniciativas. Queremos dar voz aos artistas periféricos”, conclui.
Sarau Chico Vive
- Quando: sábado, 26, das 18 às 22 horas
- Onde: Areninha Pirambu (Jacinto Matos, 15 - Pirambu)
- Gratuito