Sobe para quatro o número de cearenses mortos em acidente em Minas Gerais
Sinistro entre van e carreta próximo ao distrito de Barrocão, em Grão Mogol, em Minas Gerais, causou nove mortes, incluindo cearenses de Abaiara, Barro, Brejo Santo e Crato nessa terça-feira, 13
Foram identificados quatro cearenses mortos em colisão entre van e carreta próximo ao distrito de Barrocão, no munícipio de Grão Mogol, no norte do Estado de Minas Gerais, nessa terça-feira, 13. A quarta nova vítima é um homem de 70 anos de Abaiara, que conduzia o primeiro veículo.
LEIA MAIS | Mortes no trânsito aumentam 17% em Fortaleza e 80% das vítimas são homens
Os mortos anteriormente noticiados pelo O POVO são duas mulheres, uma de 22 anos de Brejo Santo, e uma de 52 anos de Barro, como também outro do sexo masculino, com 29 anos de Crato. As informações são do departamento da Polícia Civil de Montes Claros, onde pertence a delegacia de Grão Mongol.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
Ao todo, o sinistro frontal entre os modais resultou na morte de nove pessoas e deixou 12 feridos nas proximidades do km 446 da BR-251. A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) não divulga o nome das vítimas. No entanto, O POVO apurou a identidade de Maria de Fátima Lira Lima como uma das ocupantes.
Segundo a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a van (de placa QGC1I69) não tinha cadastro para transporte interestadual de ageiros.
PCMG conclui identificação de vítimas de acidente em Grão Mogol
Durante coletiva de imprensa nessa quarta-feira, 14, o chefe do 11º Departamento, delegado-geral Jurandir César, informou que foi instaurado inquérito policial na Delegacia em Grão Mogol para apurar as causas e circunstâncias do acidente. A investigação contará com laudos periciais, oitivas de sobreviventes e outras diligências, objetivando a responsabilização dos envolvidos.
As informações preliminares apontam que a van transportava 21 pessoas quando foi atingida por uma carreta que invadiu a contramão. Com o impacto, o veículo menor foi arrastado até a margem da rodovia. Entre as vítimas estão oito adultos e uma criança. Outros ocupantes foram socorridos a unidades de saúde da região.
Identificação e perícia de vítimas de acidente em Grão Mogol
A médica-legista Aline Brito, da Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC) da PCMG, informou que todas as vítimas foram formalmente identificadas. Segundo ela, a ausência de corpos carbonizados permitiu maior agilidade nos procedimentos de papiloscopia e exames complementares.
O perito criminal Hugo Leonardo, responsável pela perícia no local, destacou a complexidade da cena e os procedimentos técnicos adotados. "Foi uma colisão de grande impacto, e a análise dos vestígios será essencial para o laudo final e possível responsabilização criminal", afirmou.
De acordo com a PCMG, em decorrência do grave acidente de trânsito ocorrido, foi disponibilizada uma equipe de apoio composta por 21 profissionais da Superintendência de Polícia Técnico-Científica. A equipe é formada por investigadores, peritos criminais, médicos-legistas e técnicos, e tem como objetivo coordenar os trabalhos periciais no local do acidente.
As ações em andamento envolvem o levantamento do local do crime, a realização de exames de necropsia e a liberação dos corpos às famílias. Conforme a Polícia, apenas dois corpos aguardam a liberação para os parentes depois de permanecerem no Posto Médico-Legal (PML) de Montes Claros, sendo um pernambucano de Trindade e outro do Crato, no Cariri.
Segundo apurações preliminares, uma carreta trafegava no sentido Salinas–Montes Claros quando invadiu a contramão e colidiu com uma van. Com o impacto, a van foi arrastada até a margem da via, resultando na morte de nove ocupantes.
Quem são as vítimas de acidente em Grão Mogol
- Mulher, de 22 anos, Brejo Santo (CE)
- Mulher, de 52 anos, Barro (CE)
- Homem, de 48 anos, São José do Belmonte (PE)
- Homem, de 40 anos, Manaira (PB)
- Homem, de 34 anos, Trindade (PE)
- Homem, de 4 anos, Uberlândia (MG)
- Homem, de 29 anos, Crato (CE)
- Homem, de 33 anos, Trindade (PE)
- Homem, de 70 anos, Abaiara (CE)