Ex-tutores são indiciados por maus-tratos em caso de cão Scooby, resgatado com 3kg de pelo

Ex-tutores são indiciados por maus-tratos em caso de cão Scooby, resgatado com 3kg de pelo

O dois foram indiciados pelo crime de maus-tratos, enquadrado no artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/98, que prevê reclusão de dois a cinco anos

A Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA), unidade da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE), concluiu o inquérito na última quarta-feira, 7, que investigava o crime de maus-tratos contra o cão Scooby, que foi encontrado com 3kg de pelo. O casal foi indiciado por crime contra o animal.

LEIA TAMBÉM | Pai de bebê vítima de agressão física teve pedido de guarda negado duas vezes

É + que streaming. É arte, cultura e história.

+ filmes, séries e documentários

+ reportagens interativas

+ colunistas exclusivos

A investigação concluiu que tanto a mulher, quanto o homem, ambos com 47 anos, tiveram responsabilidade sobre o animal e negligenciaram os cuidados com o pet. O dois foram indiciados pelo crime de maus-tratos, enquadrado no que prevê reclusão de dois a cinco anos, além de multa e proibição de ter a guarda de outros animais.

Relembre a história de Scooby

O cachorro, identificado como Scooby, da raça poodle, foi resgatado no dia 27 de março, em situação de maus-tratos, no bairro Praia de Iracema, em Fortaleza.

O resgate ocorreu após uma denúncia anônima sobre uma mulher mantinha um cão em situação de maus-tratos. No local, os policiais realizaram uma busca e encontraram o animal.

O animal que tem 14 anos, teve aproximadamente 3 kg de pelos endurecidos e dejeto retirados após o resgate, ele era mantido em um ambiente insalubre, sem o à água ou comida. Scooby foi encontrado com sinais de desnutrição, feridas na pele, unhas excessivamente longas e o pelo endurecido pela sujeira. A tutora foi presa em flagrante.

O cão foi encaminhado para a ONG Anjos da Proteção Animal (APA), em Caucaia. Três dias após o resgate, o pequeno Scooby chegou perto de um final feliz, quando foi adotado pela ativista da causa animal e uma das fundadoras da APA, Stefani Rodrigues.

Como denunciar casos de maus-tratos

A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) informa que as Forças de Segurança do Ceará estão preparados para atuar em caso que necessitam resgate de animais. O Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE) e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) podem agir quando acionados. Veja como entrar em contato:

Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE)
Telefone: 193

Batalhão de Polícia de Meio Ambiente (BPMA/PMCE)
Telefones: (85) 3101.3545 / 3101.3577

Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA)
Telefones: (85) 3247.2630 – WhatsApp: (85) 98439.9110

Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente

Os cookies nos ajudam a istrar este site. Ao usar nosso site, você concorda com nosso uso de cookies. Política de privacidade

Aceitar