‘O Agente Secreto’: conheça história do longa brasileiro ovacionado em Cannes
Produção é o único longa-metragem brasileiro e latino-americano a concorrer à Palma de Ouro de 2025, principal prêmio do 78º Festival de Cannes
O cinema brasileiro brilhou no Festival de Cannes 2025 com "O Agente Secreto", novo longa de Kleber Mendonça Filho, que recebeu dez minutos de aplausos após sua exibição na mostra principal.
Protagonizado por Wagner Moura, o filme é um dos principais nomes cotados para a temporada internacional de prêmios neste ano. A estreia aconteceu neste domingo, 18, no evento que segue até o dia 24, data na qual serão divulgados os vencedores da premiação.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Qual é a história de “O Agente Secreto”?
A trama se a em 1977 e acompanha Marcelo, um professor especializado em tecnologia que tenta recomeçar a vida após um ado misterioso. Ele se muda de São Paulo para Recife em plena semana de Carnaval.
Ao chegar à nova cidade, Marcelo percebe que é alvo de uma rede de espionagem e vigilância. Vizinhos suspeitos, um tensão crescente e a atmosfera carregada da época tornam a nova vida tudo menos pacífica.
Contexto político
Apesar de se ambientar no período da ditadura cívico-militar no Brasil, o diretor enfatizou que o filme não é sobre a ditadura.
O contexto político serve mais como pano de fundo para discutir controle social, paranoia e identidade.
LEIA TAMBÉM | Documentário sobre Cacá Diegues estreia no Festival de Cannes 2025
“O Agente Secreto”: elenco
O protagonista é interpretado por Wagner Moura, que colabora pela primeira vez com Kleber Mendonça Filho. O elenco também conta com:
- Udo Kier
- Maria Fernanda Cândido
- Gabriel Leone
- Udo Kier
- Alice Carvalho
- Thomas Aquino
- João Vítor Silva
- Hermila Guedes
Por que festival de Cannes veta trajes transparentes e vestidos 'volumosos'? ENTENDA
“O Agente Secreto”: quando o filme estreia no Brasil?
O “Agente Secreto teve uma produção extensa, foram cinco meses de pré-produção, três meses de filmagens e quase oito meses de montagem.
Ele ainda não tem data de estreia confirmada no Brasil.
A expectativa é que o lançamento ocorra no segundo semestre de 2025, provavelmente entre setembro e novembro, período estratégico para entrar no radar da temporada de prêmios.
O “Agente Secreto” é favorito do Brasil para o Oscar 2026?
O filme é o único longa brasileiro e latino-americano a concorrer à Palma de Ouro, principal prêmio do Festival de Cannes.
Com a calorosa recepção no evento e o nome de Kleber Mendonça Filho associado ao cinema autoral, a produção já é cotada como uma das principais apostas brasileiras para o circuito internacional de premiações, incluindo o Oscar em 2026.