Após chuvas, trilhas do Parque do Cocó reabrem ao público nesta terça-feira, 13
Rio Cocó sofreu elevação do nível aquático, gerando fechamento temporário desde sexta-feira, 9
As trilhas do Parque Estadual do Cocó, em Fortaleza, estão reabertas para o público a partir desta terça-feira, 13. Assim, as visitas podem ocorrer de terça-feira a domingo, das 5h30min às 17h30min.
LEIA MAIS | Trilha no Parque do Cocó reúne casais e famílias após reabertura
Segundo a Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (Sema), o local estava fechado desde sexta-feira, 9, por causa da elevação do nível do rio Cocó causada pelas fortes chuvas.
É + que streaming. É arte, cultura e história.
Leia mais
O atual gestor do Parque, Wlademir Theotônio, em entrevista anterior ao O POVO, destacou que o crescimento do público para ecoturismo deve seguir em equilíbrio com a preservação ambiental. Para isso, houve o impedimento temporário das trilhas.
"Isso pode ocorrer tanto por questões de segurança quanto para proteção da fauna e flora locais. Estamos desenvolvendo alternativas para evitar fechar mesmo quando o nível da água estiver elevado”, adianta.
Parque do Cocó: como a Sema monitora e define o possível fechamento de trilhas
Ao O POVO, através de nota, a Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema) explica que, para lidar com as adversidades que uma chuva fora de controle possa causar às trilhas do Parque do Cocó, a gestão realiza monitoramento constante das condições daquela unidade de conservação para garantir o equilíbrio ambiental e a segurança dos usuários.
"O Parque Estadual do Cocó exerce uma importante função ecológica como "parque esponja", absorvendo boa parte do volume de água proveniente do seu entorno. Em situações pontuais, as trilhas podem ser temporariamente fechadas para garantir a segurança da fauna, da flora e dos visitantes", detalha o comunicado.
A Sema destacou que os níveis do rio Cocó se elevam em determinadas épocas do ano "em razão de fenômenos naturais, como marés altas, chuvas intensas na bacia hidrográfica e seus afluentes. Em contrapartida, o parque também pode sofrer com períodos de seca".
O alagamento, segundo a Secretaria, atingiu exclusivamente a área das trilhas. As demais estruturas do parque permaneceram abertas ao público, pois estão localizadas em áreas não impactadas pela elevação das águas.
Atualmente, a Sema não dispõe de equipamentos próprios para o monitoramento dos níveis de água do rio Cocó ou do volume de chuvas. Esses dados são acompanhados e disponibilizados por órgãos competentes, como a Marinha do Brasil, a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) e a Secretaria de Recursos Hídricos (SRH).
A Secretaria informa que educadores ambientais estão disponíveis diariamente para atendimento e orientação aos visitantes do Parque. Qualquer cidadão pode solicitar ou agendar o acompanhamento de grupos por meio do e-mail: [email protected].
Sobre o Parque Estadual do Cocó
O Parque Estadual do Cocó é o maior parque natural em área urbana das regiões Norte e Nordeste do Brasil e o quarto da América Latina, sendo o maior fragmento verde da Capital, com extenso manguezal e dunas milenares no entorno.
Tem mais de dois quilômetros (km) de trilhas interligadas com 1.581,29 hectares (ha). Segundo a istração, a área é ideal para praticar esportes e contemplar a natureza.
Além de Fortaleza, os munícipios de Pacatuba, Itaitinga e Maracanaú estão incluídos na rota.
Os ecossistemas dominantes são manguezal, dunas, restinga e mata de tabuleiro.
Conforme o site oficial, os atrativos para visita inclui ecoturismo, calçadão destinado a caminhadas, espaços para piquenique, parques infantis, complexo esportivo, equipamentos de ecoaventura, "Projeto Viva o Parque", auditório Viva Cocó, anfiteatro para eventos, eios de barco pelo rio Cocó e trilhas ecológicas.
Serviço
Trilhas do Parque Estadual do Cocó
Onde: avenida Padre Antônio Tomás, S/N, bairro Cocó, em frente ao supermercado Pão de Açúcar - Fortaleza (CE);
Quando: terça-feira a domingo;
Horários: 5h30min às 17h30min.
Atualizada às 15h17min